A UFSCar lançou edital de bolsas para integrantes do Programa de Assistência Estudantil. As ações inéditas visam também fomentar a criação de vínculo dos alunos com a universidade, o que contribui para uma melhor qualidade de vida.
Um dos editais foi publicado pelo Programa de Agentes Comunitários Universitários de Promoção de Inclusão e Acessibilidade, criado recentemente pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) com o apoio da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE). São 20 bolsas de R$ 300 mensais por 10 meses para estudantes de graduação da modalidade presencial desempenharem atividades relativas à facilitação do acesso e à inserção de pessoas com deficiência (PcD) no cotidiano universitário. O período de inscrição termina no próximo dia 26 de setembro. Pessoas interessadas devem preencher o formulário online disponível aqui.
A outra novidade é um edital promovido pelo Departamento de Esporte (DeEsp) do Campus São Carlos, com inscrições já encerradas. Está em andamento o processo de seleção de cinco estudantes para atuarem no atendimento ao público, na reserva de quadras e demais espaços esportivos, no controle e empréstimos de materiais, além de colaborarem com a gestão dos espaços. As bolsas, no valor de R$ 200, serão concedidas por seis meses, por meio do Programa de Apoio às Práticas Esportivas e de Lazer (Papel).
LEIA MAIS
ICMC realiza plantio de árvores para celebrar chegada da primavera
Carro avança sinal de “Pare”, atinge moto e mata mulher de 57 anos em Rio Claro
Nas duas iniciativas, os critérios de seleção levam em conta a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar. “A partir do engajamento dos estudantes em propostas como estas, é possível estimular a criação de vínculo com a Universidade, o que colabora para uma permanência saudável. Dessa forma, melhoramos o bem-estar tanto de quem operacionaliza o projeto como também daquelas pessoas que serão atingidas direta ou indiretamente pelos resultados da execução dessas iniciativas”, avalia Djalma Ribeiro Junior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar.
VEJA TAMBÉM
Saiba por que excesso de exercício faz mal ao corpo