O vereador Sérgio Rocha (PTB) protocolou, nesta sexta-feira (9), projeto de lei que visa disponibilizar medicamentos para o tratamento precoce da COVID-19 na rede SUS de São Carlos. Epidemiologista alerta para riscos do “kit Covid” e falta de eficácia dos medicamentos. Prefeitura também já descartou compra desses medicamentos para o tratamento da Covid-19 (veja abaixo).
No projeto, o vereador menciona o agravamento da situação pandêmica que a população está vivenciando, além de uma série de fases mais restritivas no município e o iminente esgotamento do sistema de saúde público e privado. “O Poder Público deve tomar as medidas necessárias ao atendimento da população mais necessitada e disponibilizar de forma gratuita medicamentos que podem auxiliar o tratamento da COVID-19 “, destacou o vereador.
Epidemiologista alerta para riscos do “kit Covid” e falta de eficácia
Médico epidemiologista e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto disse que os medicamentos do chamado “kit Covid” não tem eficácia contra a doença. “Já está provado cientificamente, por vários estudos feitos no mundo, que ivermectina, cloroquina, azitromicina, vitaminas, nada disso tem benefício para tratamento precoce contra Covid-19 ou para prevenir a Covid-19”.
Souto também alertou para os riscos do uso desses remédios. “Esses medicamentos podem fazer mal para as pessoas, especialmente numa indicação para a qual eles não têm eficácia. Então o risco-benefício não vale a pena. Já existe a comprovação científica da ineficácia desses medicamentos no tratamento precoce da Covid-19. Desse modo, não se recomenda para ninguém a fazer uso desse tipo de tratamento. Se de fato isso funcionasse, o mundo inteiro já estava usando isso”.
Prefeitura diz que não pode comprar “kit Covid”
Procurada, a Prefeitura de São Carlos informou que, quanto ao tratamento precoce, a Secretaria de Saúde entende ser um critério médico, uma prerrogativa do médico. Além disso, afirmou que o município não tem como adquirir kits de tratamento para COVID-19, pois não é validado pela Anvisa, porém alguns desses medicamentos já são disponibilizados pelo SUS para tratamentos de outras doenças.
Leia mais:
– Tratamento precoce contra Covid-19 gera discussão entre vereadores
– “Kit Covid” gera debate acalorado entre vereadores de São Carlos