O vereador Djalma Nery (PSOL) realizou, nesta terça-feira (20), uma ação de protesto em uma placa religiosa instalada na Avenida Getúlio Vargas, em São Carlos.
A placa, de autoria desconhecida, cita “São Carlos é do Senhor Jesus”.
O texto, segundo o vereador, fere cláusula da Constituição Federal que determina a laicidade do Estado brasileiro, no 19ª artigo da Carta Magna. O dispositivo protege as religiões e estabelece que o país é imparcial em questões de credo.
O parlamentar instalou no local uma mensagem “em defesa da pluralidade, da diversidade e do respeito”. Foram colados no local frases informando o Estado laico e que São Carlos “também é dos orixás, dos ateus e agnósticos, de Alá, da Natureza, do povo, da democracia, da ciência”.
Outra faixa informava que a placa instalada por desconhecido “fere o artigo 19 da Constituição Federal”, além de decretos municipais que vedam a utilização de placas de publicidade em espaços públicos.
“Essa placa é um desrespeito à ética, à moral e às leis. E preciso dizer primeiro que sou cristão. Mas o deus que acredito é da diversidade, da pluralidade, do respeito. Não é o Deus da violência, da imposição, do dogma”, afirmou em vídeo postado em rede social.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Procurada, a Prefeitura afirmou que o Departamento de Fiscalização irá verificar a situação.
LEIA MAIS
Meteoro ou lixo espacial? Saiba a origem de luz misteriosa no céu do Brasil