O vereador Djalma Nery (PSOL) quer saber quantas ruas em São Carlos possuem nome de pessoas negras. O requerimento foi protocolado na Câmara Municipal e a prefeitura deverá fornecer as informações.
De acordo com o parlamentar, a demanda foi levada até ele por um membro do seu mandato popular coletivo, o Wesley Nascimento, que é negro e surdo. “O Brasil é um país racista, isso precisa ficar muito claro. E o direito à memória da população negra é muito importante para começar a colaborar com a reversão desse quadro”, afirmou Djalma Nery.
O vereador ressaltou que São Carlos foi uma das últimas cidades do Brasil a abolir a escravidão. Desta forma, seria importante que a geração atual começasse a mudar esse cenário. “99% das ruas, a gente não pode afirmar com certeza, mas certamente a imensa maioria das ruas, vamos dizer assim, homenageiam pessoas brancas. Isso é um sintoma de uma historiografia racista, que precisa ser revista e debatida. A gente não pode aceitar isso como sendo natural. É dever da nossa geração mudar isso”.
Homenagem rejeitada
Recentemente, a Câmara Municipal de São Carlos rejeitou, por 10 votos a 9, homenagear a ex-vereadora do Rio Janeiro Marielle Franco (PSOL), mortas a tiros em março de 2018, dando o nome dela para a Rua 15 do Loteamento Vida Nova São Carlos.