Na segunda-feira (31), a Câmara Municipal de São Carlos realizou uma audiência pública, atendendo um pedido do vereador Bruno Zancheta, para tratar do Serviço Integrado de Transporte Sanitário (SITS), que realiza o transporte e remoção de pacientes. Parlamentar também denunciou ambulância quebrada esperando por manutenção há mais de 2 anos (veja abaixo).
Participaram da audiência, além do propositor, vereador Bruno Zancheta (PL), os vereadores: Elton Carvalho (Republicanos), o presidente da Comissão de Saúde, vereador Lucão Fernandes (MDB), a vereadora Professora Neusa (Cidadania) e o vereador Ubirajara Teixeira – Bira (PSD).
Estiveram presentes também na audiência o secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo, o diretor de Gestão do Cuidado Hospitalar, Fausto Sposito, o supervisor do SITS Vicente Monteiro e Júlio César Barbosa, auxiliar administrativo do SITS.
DENÚNCIA
O vereador Bruno Zancheta fez sérios questionamentos quanto a real situação das ambulâncias deste órgão.
O parlamentar pontuou: “A situação das ambulâncias é precária e caótica. O SITS hoje possui dez viaturas para a realização da remoção e transporte de pacientes, porém, hoje, cinco delas estão quebradas (em manutenção) e isso tem acontecido de forma recorrente. Faço questão de citar uma Amarok, de cor branca (número 428), que está na garagem municipal há mais de dois anos aguardando uma manutenção. Isso é inadmissível, não vamos aceitar e farei o meu papel como vereador de investigar realmente o que aconteceu”.
“Protocolei hoje um requerimento de urgência para que este tema seja discutido na sessão plenária de hoje. Precisamos que as ambulâncias saiam da garagem e voltem para as ruas para realizar suas atividades. Tomaremos, se preciso for, as medidas jurídicas cabíveis. De uma coisa podem ter certeza: se depender de mim, a população não será penalizada por uma incompetência de gestão”, finalizou o vereador preocupado com este serviço.
CONCLUSÕES
Os vereadores pontuaram: “Foram debatidos diversos pontos, como a questão estrutural, a real situação e precária situação das viaturas e também das horas extras dos servidores”.
“Saímos desta audiência com alguns encaminhamentos, como por exemplo, uma reunião para tratar da questão de pagamentos de horas extras para os servidores, uma maior fiscalização quanto ao conserto e manutenção das viaturas e uma reunião com o secretário municipal de Habitação para a discussão de um novo prédio para o SITS. Iremos até o fim em busca de soluções”, finalizaram os vereadores.