Os vereadores Bruno Zancheta (PL) e Djalma Nery (PSOL) propuseram a criação da Comissão de Segurança Pública na Câmara Municipal. A proposta é tema de projeto de resolução apresentada ao Legislativo.
Segundo os vereadores, o tema da segurança poderá ser debatido com maior profundidade com a nova comissão, traduzindo a importância dada ao assunto na atualidade.
“A ideia surgiu de uma demanda de guardas municipais. Precisamos valorizar os guardas e fazer um trabalho integrado entre Guarda Civil, Polícia Civil e Polícia Militar. É claro que as polícias são geridas pelo governo do Estado, mas acredito que precisamos aproximar esses órgãos e acredito que a Câmara precisa ser protagonista neste debate”, comenta.
De acordo com Zancheta, a ideia inicial era instituir uma comissão somente focada na segurança pública. Já Nery, frisou a importância de trazer o tema da segurança pública para o âmbito do Poder Legislativo e, consequentemente, para toda a sociedade civil, em especial aproximando-o da questão dos direitos humanos. “É uma grande oportunidade de fomentar a participação popular e o controle social em torno de um tema da maior importância”, destacou Djalma, em nota.
A nova comissão técnica, depois de votada e aprovada pelos vereadores, deverá ser anexada à Comissão de Relações do Trabalho, já existente na Câmara Municipal, ficando com a seguinte nomenclatura: “Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Relações do Trabalho e Segurança Pública”. O Poder Legislativo conta com nove Comissões que analisam os projetos e exaram pareceres para que os projetos sejam colocados em votação.