- Publicidade -
SaúdeSão Carlos tem sete novos casos de dengue na semana

São Carlos tem sete novos casos de dengue na semana

O município segue com único caso positivo (importado) de chikungunya, apesar de haver outros quatro casos suspeitos

- Publicidade -
São Carlos teve novos casos de dengue (Foto: Divulgação/Fiocruz)
São Carlos teve novos casos de dengue (Foto: Divulgação/Fiocruz)

São Carlos registrou sete novos casos de dengue na última semana, mostra novo balanço da Vigilância Epidemiológica do município divulgado nesta sexta-feira (17).

Com os novos casos, o total de infecções chega a 66 neste ano. As ocorrências são divididas entre 47 autóctones e 19 importadas.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
São Carlos realiza neste sábado o “Dia D” da vacinação para crianças e adolescentes
Rio Claro soma 46 casos de Covid na semana
 

O município segue com único caso positivo (importado) de chikungunya, apesar de haver outros quatro casos suspeitos. Não há confirmação de zika vírus e febre amarela.

Na semana encerrada no dia 10 de março, São Carlos havia somado 8 casos de dengue.

ALTO RISCO
Segundo a Secretaria de Saúde, o índice de infestação predial no município ficou em 2,9, valor muito próximo de colocar a cidade em alto risco de epidemia. A região com situação mais crítica é a do Santa Felícia.

São Carlos teve em 2022 mais de 2,2 mil casos confirmados de dengue, com uma vítima fatal. O município não decretou epidemia da doença, em que pese ter índice que poderia classificar a situação epidemiológica como tal se levados em consideração os parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde).

- Publicidade -

COMO AFASTAR O MOSQUITO
Sem vacina disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde), cabe à população contribuir com o controle do Aedes aegypti, mosquito “multivalente” que pode transmitir diversas doenças além da dengue. Os moradores devem abrir a residência para a visitação de agentes de endemias e realizar toda semana a auto vistoria no quintal de casa em busca de possíveis focos do inseto.

São sintomas da dengue febre alta (acima dos 38,5°C), dores musculares intensas, nas juntas e ao movimentar os olhos, prostração e mal-estar generalizado. Pacientes com a doença ainda relatam falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, vômitos e pequenas manchas vermelhas no corpo.

Moradores com os sintomas devem procurar o serviço de saúde mais próximo da casa para o diagnóstico, tratamento e notificação do caso.

LEIA MAIS
Taça EPTV de Futsal Central começa hoje, com transmissão do Tudo EP
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -