- Publicidade -
SaúdeVaríola dos macacos: região soma 10 casos, com 8 em São Carlos

Varíola dos macacos: região soma 10 casos, com 8 em São Carlos

Segundo o Cievs, 100% dos casos na região de São Carlos foram em homens, com a maior parte das ocorrências na faixa etária de 30 a 39 anos (6 casos)

- Publicidade -
Região soma 8 casos de varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/EPTV)
Região soma 8 casos de varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/EPTV)

 

São Carlos tem oito casos de varíola dos macacos, com 23 ocorrências descartadas, segundo o balanço mais recente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do governo do estado, da noite de segunda-feira (17). Todos os pacientes terminaram o isolamento, informa a Prefeitura de São Carlos.

- Publicidade -

A região do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) da Região Central, da qual fazem parte São Carlos e Araraquara, a soma chega a 10. Matão e Descalvado somam um caso de varíola símia cada.

Em São Carlos, de acordo com a Prefeitura, os casos foram registrados em julho (2), agosto (5) e setembro (1).

LEIA MAIS
Entenda o motivo do recolhimento de lotes de chocolates da Garoto
 

Em região adjacente, Rio Claro tem cinco casos da doença, com 24 outros descartados após exames. Araras tem dois casos; Pirassununga e Leme, 1.

Segundo o Cievs, 100% dos casos na região de São Carlos foram em homens, com a maior parte das ocorrências na faixa etária de 30 a 39 anos (6 casos). As faixas dos 20 a 29 anos e dos 40 a 49 anos somam dois casos cada.

- Publicidade -

Dos 10 pacientes da GVE da Região Central, 8 apresentaram cefaleia (dor de cabeça) e 7 tiveram febre. Ainda foram reportados ocorrência de inchaço de glândulas em 6 pacientes, de dores musculares em 6, perda de força muscular em 4 e dores nas costas em 2.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda informou que as lesões – principal sintoma da varíola símia – apareceram, principalmente na área genial (em 6 pacientes), tronco e membros superiores (4 pacientes cada), face (3 pacientes), membros inferiores (2 pacientes), anal, oral e planta do pé (1 paciente cada).

Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que, apesar das recentes mortes pela doença, a disseminação da varíola dos macacos está em desaceleração. O Cievs apresenta que o pico de casos da monkeypox ocorreu na semana de 24 a 30 de julho, quando foram reportados 504 positivados. Desde então, houve sucessivas reduções, chegando a quatro ocorrências na semana passada (9 a 15 de outubro).

VEJA TAMBÉM
‘PodFalar, Mãe!’: Episódio especial traz detalhes sobre a síndrome de Down

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -