20 de maio de 2024
- Publicidade -
Curiosidades

Conheça a origem do Dia de São João

Rota do Arraiá oferece opções de festas juninas para marcar o Dia de São João

Dia 24 de junho é Dia de São João. (Foto: Governo de SP)

Quem nunca ouviu a canção: “Chegou a hora da fogueira / É noite de São João”?  Neste sábado, dia 24 de junho, é comemorado o Dia de São João, um dos santos que mais inspiram as festas juninas de todo o Brasil.

Historicamente, a data atribuída ao nascimento de São João também está relacionada à tradição pagã, pois é próxima de quando acontece o solstício de Verão no hemisfério norte, o dia mais longo do ano, em que o sol fica mais tempo no céu com maior luz do dia, evento celebrado em diversas culturas ao redor do mundo.
 
HISTÓRIA

Segundo tradições cristãs, São João Batista era primo de segundo grau de Jesus. E sua mãe, Isabel, havia prometido a Maria avisá-la imediatamente do seu nascimento. Daí que, na noite em que nasceu João, foi erguido um mastro em frente à sua casa, iluminando-o com uma grande fogueira. Desse acontecimento surgiu o costume de acender a fogueira (de São João) durante as festas junina.

Um santo tido como festeiro, de acordo com a narrativa bíblica, João Batista, o São João, foi quem batizou e anunciou a chegada de Jesus. Tendo bastante importância religiosa e, por isso, relacionado a uma das principais datas sacras.

Entre os costumes católicos, a festa de São João é marcada também pelo levantamento do mastro do santo.

O mastro, conhecido em Portugal como o mastro dos Santos Populares, é erguido para celebrar os três santos ligados às festividades juninas. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas, em geral, três bandeirinhas simbolizando cada um: Santo Antônio, São João e São Pedro.

O Dia de São João não é feriado nacional, mas em vários locais do Brasil, especialmente no Nordeste, a data é considerada feriado ou ponto facultativo.

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress