18 de julho de 2024
- Publicidade -
Curiosidades

As famosas festas juninas nordestinas

As festas de São João atraem turistas de todo o Brasil e do mundo e duram mais de um mês

As festas juninas nordestinas são uma parte muito importante da cultura brasileira. Nesta época do ano, as cidades ganham o colorido das bandeirinhas e as roupas típicas invadem as ruas. O forró, as quadrilhas, as fogueiras, comidas e bebidas típicas são um chamariz para turistas brasileiros e de várias partes do mundo.

As celebrações de São João foram trazidas pelos portugueses durante a colonização, no século XVI. Mas os brasileiros tomaram posse dos festejos juninos e introduziram sua cultura e muita alegria.

A maior festa junina do Brasil é nordestina

Campina Grande, cidade localizada no estado da Paraíba recebe milhões de turistas em seu arraiá. Mas os estados de Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Bahia também respiram festa junina nesta época do ano.
Confira a seguir a lista das principais festas juninas no Nordeste:

Bumba meu boi, Maranhão

É só começar o mês de junho para a cidade de São Luís do Maranhão praticamente parar e dar vida às festividades juninas. Realizados há mais de 200 anos, em 2019, essa manifestação popular recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

São João de Campina Grande, Paraíba

Com o título de “maior São João do mundo”, o evento começou em 1983. As festas juninas de Campina Grande são regadas a muito forró, comidas típicas e quadrilhas. A cidade chega a receber até 2 milhões de visitantes, que lotam o munícipio durante trinta noites.

Forró Caju, Sergipe

Uma das maiores festas juninas do Nordeste, com cerca de 140 atrações em 14 noites de evento, o Forró Caju ocorre em Aracaju e recebe um público de 1 milhão de pessoas por edição.

São João de Caruaru, Pernambuco

Caruaru, que fica a 130km de Recife, compete com Campina Grande pelo título de “maior São João do mundo”. O São João de Caruaru ocorre todos os anos no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que abriga o Museu do Forró e possui cerca de 44 mil metros quadrados.

Cidade Junina, Piauí

A Cidade Junina, com mais de 25 anos de tradição, acontece em Teresina, e é considerada a maior festa junina do Piauí. O evento atrai cerca de 200 mil pessoas todos os anos. Na programação há casamentos comunitários, trio elétrico e shows de humor.

- Publicidade -

São João de Salvador, Bahia

Durante os meses de junho e julho, as ladeiras, praças e vielas de Salvador são tomadas pelas bandeirinhas coloridas, balões e danças tradicionais, além de muitos turistas. As celebrações acontecem principalmente no Pelourinho, localizado no Centro Histórico da capital baiana.

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress