9 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Brasil fecha acordo com Filipinas para impulsionar exportação de carnes

Acordo, que entrou em vigor em 28 de fevereiro, beneficiará produtores brasileiros de carne bovina, suína e de aves; entenda

carne
Acordo formaliza a relação de exportação que prospera entre os países (Foto: Divulgação/Mapa)

Brasil e Filipinas firmaram um acordo “pre-listing”, que formaliza o alto nível de confiança no controle sanitário nacional, cujo rigor é reconhecido pelos mais de 150 países consumidores de carnes bovina, suína e aves.

Isto equivale a dizer que as autoridades Filipinas reconheceram a equivalência de sistemas de inspeção sanitária com o governo brasileiro, especificamente para que o Brasil exporte os produtos brasileiros em questão.

Com isso, o Brasil poderá incrementar sua participação no setor e contribuir, ainda mais, para garantir a segurança alimentar no país asiático.

LEIA MAIS

Composto encontrado em semente de maracujá melhora protetores solares

Unicamp encontra molécula que controla a vassoura-de-bruxa 

- Publicidade -

O Departamento de Agricultura e Inspeção da Filipinas concedeu ao Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), em resposta ao pedido brasileiro feito em 2023, a autoridade para certificar e habilitar estabelecimentos previamente auditados. Além disso, o acordo inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos.

Só no ano passado, o Brasil foi responsável por exportar, aproximadamente, US$ 700 milhões em carnes para as Filipinas, o equivalente a 394 mil toneladas. Já as importações globais das Filipinas dos produtos do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 907,9 milhões, o equivalente a 836 mil toneladas de alimentos.

O acordo firmado entre os países tem validade de três anos, a contar a partir de 28 de fevereiro de 2024. Tal conquista é celebrada enquanto resultado da estreita coordenação entre o MRE (Ministério das Relações Exteriores) e o Mapa.

- Publicidade -

*Com informações de Agência Gov

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Cresce presença feminina na liderança do café

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress