14 de abril de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Inscrições para concurso de cafés especiais torrados estão abertas; veja como participar

Produtores têm até 23 de abril para se inscrever e enviar as amostras do produto para a avaliação do júri

As inscrições vão até o dia 23 de abril e podem ser feitas pelo site da CNA (Foto: Pixabay)

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) abriu, no último dia 19, as inscrições para a 9ª edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O tema da vez são os cafés especiais torrados e os prêmios variam de R$ 3 mil até R$ 10 mil.

Como participar do concurso de cafés especiais torrados?

Para participar, os produtores rurais interessados precisam industrializar e comercializar o café especial torrado. Eles podem participar em duas categorias: 100% Café Arábica e 100% Café Canephora (conilon e robusta).

As inscrições vão até o dia 23 de abril e podem ser feitas pelo site da CNA (clique aqui para acessar).

Como é feito o envio das amostras?

Os produtores inscritos devem enviar amostras dos cafés via Correios, ou empresa transportadora, até a data final da inscrição. O produto deve ser enviado em embalagem hermética, própria para acondicionamento de alimentos, sendo que todas as unidades devem ser do mesmo peso, lote, data de validade e fabricação.

Critérios

O edital prevê alguns critérios que devem ser cumpridos simultaneamente. O primeiro deles é em relação aos volumes de produção agrícola anual. Confira:

  • Café Arábica: volume igual ou menor do que a 3 mil sacas de 60 quilos;
  • Café Canephora: volume igual ou menor do que 4,5 mil sacas de 60 quilos;

Já o volume de produção industrializada, ou seja, do café torrado, para as duas categorias, deverá ser de até 20 sacas de 60kg/mês, totalizando no máximo 240 sacas kg/ano.

Além disso, os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais, segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Entenda por que o etanol de milho tem crescido no país  

Caso de raiva em gambá deve preocupar produtores rurais?  

Como será feita a avaliação?

As amostras enviadas por cada participante serão analisadas no júri técnico, primeira etapa de avaliação do concurso que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria. Em seguida, os produtos selecionados participam da fase do júri popular, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Os critérios a serem avaliados são: doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor, aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.

- Publicidade -

Como é feita a classificação?

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

LEIA MAIS

Bem-estar animal: conheça novas resoluções estaduais

- Publicidade -
plugins premium WordPress