18 de abril de 2024
- Publicidade -
EP Agro No pé do café

No Pé do Café: Aprenda a conter o avanço do cipó na plantação

Prejudicial para plantação e podendo ser silencioso, o cipó traz dor de cabeça para os agricultores

O pesadelo de todo agricultor de café é o cipó, o inimigo silencioso das produções. Este parasita enfraquece a plantação, esgotando os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável dos pés de café. O engenheiro agrônomo Gustavo Renó ensina a como enfrentar cada tipo de cipó; confira: 

 

 

 

Combatendo os diferentes tipos de Cipó: 

Cipó Corda de Viola: Com sua natureza sorrateira, pode ser controlado com herbicida de folhas largas. Para prevenção, recomenda-se aplicar o herbicida quando suas folhas se assemelham a uma pata de vaca. O monitoramento deve iniciar com as primeiras chuvas, geralmente em setembro. Este tratamento preventivo é essencial para evitar trabalhos mais complexos no futuro, ou pior, a perda da prosperidade de sua safra. 

Cipó de São João: Aparece em julho, com folhas verdes e flores laranjas, que lembram os fogos de artifício do São João, por isso o nome. Geralmente, ele surge durante a colheita, momento em que os produtores estão ocupados e distraídos. A solução é cortar próximo à flor e aplicar um herbicida eficaz. 

Cipó Erva de Passarinho: Talvez o mais prejudicial para a produção, pois emerge do topo da plantação e se dissemina facilmente, enrolando-se nas plantas e sugando seus nutrientes, como um verdadeiro “vampiro”. Neste caso, a planta afetada precisa ser removida imediatamente da plantação.
Agora que você está familiarizado com esses tipos de cipó, lembre-se de que a prevenção é a chave quando se trata desses problemas. Portanto, mantenha-se sempre vigilante e observe com atenção sua plantação. Seu cuidado constante fará toda a diferença.

- Publicidade -
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress