29 de maio de 2024
- Publicidade -
Play no Agro

Café robusta ganha popularidade entre agricultores

Espécie originária de Rondônia trouxe destaque por sua qualidade, além de uma nova oportunidade para a agricultura familiar na Amazônia

No meio da agricultura, sempre há uma espécie diferente de café que começa a ganhar interesse por parte dos cultivadores. O café robusta da Amazônia, originário de Rondônia, é a escolha da vez, cada vez mais popular entre os integrantes da indústria cafeeira brasileira.

Este café é tão único que recebeu o nome de “Robustas Amazônicos” e vem tendo destaque em Cacoal e arredores. À medida que os agricultores mostram mais interesse em cultivá-lo, os torrefadores estão cada vez mais usando-o em misturas com o café arábica.  

 

 

LEIA TAMBÉM 

Expocafé Mulheres fortalece lideranças femininas na cafeicultura 

Startups com soluções para setor florestal poderão ser premiadas

 

- Publicidade -

A região das Matas de Rondônia, tornou-se a primeira do mundo a receber a certificação de Denominação de Origem para cafés robusta e conilon sustentáveis. Esse feito reconhece a qualidade diferenciada do café produzido na região e abre uma nova oportunidade para a agricultura familiar na Amazônia.

Em 2023, a produção de café em Rondônia o segundo maior produtor brasileiro de café da espécie canéfora (que inclui o conilon e o robusta) é estimada numa faixa entre 3,1 milhões de sacas e 3,4 milhões de sacas, conforme projeções da Conab e da consultoria StoneX, nessa ordem. A produção por hectare tem atingido cerca de 45 sacas. 

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Eduardo Cunha: STF anula condenação em processo da Lava Jato

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress