26 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Produção de laranja poderá cair até 24% na safra 2024/25

Menor colheita dos últimos dez anos poderá acontecer na próxima safra; confira os números esperados para a produção de laranja em 2024/25

Produção de laranja poderá cair na próxima safra
Produção de laranja poderá cair na próxima safra (Foto: Reprodução/ Pixabay)

A menor colheita na produção de laranja dos últimos dez anos poderá acontecer na safra de 2024/25, em São Paulo e Minas Gerais. De acordo com a estimativa do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), os dois estados poderão chegar a 232,38 milhões de caixas de 40,8 quilos.

Segundo o gerente geral da entidade, Juliano Ayres, ao Globo Rural, o resultados baixo é uma consequência da incidência de greening e da expectativa de tempo mais seco. 

“A previsão indica os próximos seis meses com 30% a 40% de necessidade de chuva, isso reduz as reservas das árvores e o potencial dos frutos”, explicou. Por outro lado, há, pelo menos, 35 milhões de árvores em produção em estoques, com aumento de 5% em relação a 2023/24.

LEIA TAMBÉM
Pequenos agricultores do RS lamentam tragédia no campo
Vai faltar arroz no Brasil? RS é o principal produtor do país

Realidade em São Paulo e Minas Gerais

Em São Paulo e Minas Gerais, apenas 36% do cinturão da área de colheita da produção de laranja é irrigado e, por isso, a nutrição da planta será menor. Assim, em ambos estados, o greening já tem sido combatido e o recomendado é seguir com as técnicas indicadas de manejo.

“É melhor deixar as árvores antigas produzindo agora e depois fazer um vazio sanitário para elevar a produção no futuro”,

explica Ayres.

LEIA MAIS
Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep?

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress