O Rock and Roll deu abertura para vários subgêneros, cada um com seu estilo único, e entre eles nasceu o Pop Rock. Considerado um dos estilos mais influentes da música, a genialidade do Pop Rock foi responsável por revolucionar a indústria fonográfica, conquistando não apenas o público global, mas também as rádios e gravadoras.
Também sabemos que a música tem a capacidade de criar conexões e cada gênero nos faz relacionar de diferentes formas, seja com as letras ou batidas. Músicas conseguem representar o humor e as sensações que vivenciamos. Com o Pop Rock não é diferente, ao surgir, por volta da década de 1950, e ao chegar ao Brasil, por volta dos anos 1960, o gênero foi responsável por uma construção de identidade, em meio a uma época fortemente ligada à censura.
LEIA TAMBÉM
Quem são os principais nomes brasileiros do Pop Rock?
Como a guitarra elétrica chegou à MPB?
O professor de guitarra elétrica da Unicamp, Hermilson Nascimento, comenta que a indústria fonográfica se beneficiou bastante da força jovem quando o Pop Rock se introduziu no mercado. Isso porque, na época, “não tinha uma coisa muito clara de um segmento jovem diante de uma música para pessoas não jovens. Você tinha mais ou menos os mesmos artistas sendo consumidos por adolescentes e por seus pais”.
A importância do Pop Rock na indústria fonográfica acabou indo além da música, uma vez que, para o público mais novo, o gênero se tornou uma forma de resistência, além de uma maneira de se comunicarem com as formas de controle social em relação à situação política em que viviam, defendendo e expondo suas ideias, não apenas nas letras das músicas, mas também nas poses, elementos, formas de se vestir e agir.
Hermilson também destaca: “essa tendência do rock de ocupar esse espaço fonográfico, midiático, ele capitaliza essa coisa da contestação, de clamor por mudanças, por uma liberdade que não havia muito até aquele momento. Então, a indústria se beneficia muito. E ao se voltar para um mercado mais jovem, ela cresce em termos numéricos”.
Além do mais, o Pop Rock foi o primeiro produto artístico que se tornou fenómeno de massas e, até hoje, é responsável por criar e adaptar tendências, seja na moda, cultura ou valores, influenciando desde movimentos sociais, conseguindo transmitir assuntos sérios por meio de músicas dançantes e cativantes, até a despertar a criatividade e a identidade visual de uma pessoa.
LEIA MAIS
ÉPra Cantar: semifinalistas do concurso da EPTV serão escolhidos por júri presencial