22 de maio de 2024
- Publicidade -
ÉPra Cantar

Conheça os principais nomes do Pop Rock internacional

Um dos estilos musicais mais bem comercializados pela mídia, o Pop Rock carrega grandes nomes em sua trajetória; conheça eles

Um dos estilos musicais mais bem comercializados pela mídia, o Pop Rock carrega grandes nomes em sua trajetória; conheça eles. (Foto: Arte Tudo EP)

Na década de 1950, surgiu nos EUA um dos gêneros mais populares da música, o Pop Rock. Com suas letras mais leves, porém batidas envolventes que carregam a presença da guitarra, o estilo musical rapidamente tomou conta das rádios e paradas musicais, atraindo uma grande base de fãs e influenciando gerações e artistas.

O estilo musical ganhou mais força especialmente no final da década de 90 e início dos anos 2000. Após 2010, foi perdendo forças e saindo um pouco das mídias, mas recentemente, o Pop Rock, acompanhado do Pop Punk, está voltando aos holofotes, dando destaque para diversos artistas e bandas que marcaram o gênero há alguns anos, além de dar espaço para novas vozes que se arriscam neste estilo.

LEIA TAMBÉM

Como a guitarra elétrica chegou à MPB?

Qual a diferença entre o Pop Rock e o Hard Rock?

- Publicidade -

Principais nomes internacionais da história do Pop Rock

A trajetória deste estilo musical começou lá atrás, em 1950, e em conversa com o Tudo EP, o professor de música Hermilson Nascimento credita a música negra como responsável pelo nascimento deste estilo, junto com alguns artistas clássicos, como Elvis e The Beatles. Alguns pioneiros no gênero são:

  • Chuck Berry

Cantor e compositor estadunidense, Berry agregou o Blues e o Country ao Rock, criando um novo estilo que agradava tanto ao público negro quanto ao branco.

  • James Brown

Cantor, compositor, dançarino e produtor musical, Brown foi responsável pelo hit “I Feel Good” e chegou a vender mais de 100 milhões de discos.

  • Del Shannon

Cantor e compositor norte-americano, que chegou a vender 80 mil cópias com seu single “Runaway\Jody” na década de 60, e foi considerado um dos artistas de Rock mais originais e carismáticos da época.

- Publicidade -
  • Roy Orbison

Cantor, compositor e guitarrista norte-americano, famoso por suas estruturas de músicas complexas e obscuras, o cantor era considerado um astro pop nada convencional, e é dono do hit “Oh, Pretty Woman”, trilha sonora do filme “Uma Linda Mulher”.

  • Elvis Presley

Considerado o “rei do Rock”, Elvis é um dos exemplos que mais se beneficiou do estilo musical, criando canções mais puxadas para o rock, sem perder a postura de pop star.

Esses nomes são apenas alguns dos pioneiros do gênero, entretanto, a trajetória do Pop Rock também carrega em peso artistas que contribuíram para a popularização extrema do estilo nos anos 2000, como:

  • Avril Lavigne

Considerada a “princesa do pop punk”, Avril ganhou fama ao redor do mundo e marcou gerações ao lançar seu primeiro álbum “Let Go” em 2002. Misturando o Pop Punk com frações de Rock em suas músicas, a cantora canadense, recentemente retornou as paradas ao lançar o álbum “Love Sux” em 2022, e está atualmente em uma turnê que passara pelos Estados Unidos e Europa.

  • No Doubt

Banda que surgiu na década de 1990 e usufruía tanto do Rock quanto do Pop em seus trabalhos. Com grandes hits como “Just a Girl” e “Don´t Speak, a banda que tem como vocalista Gwen Stefani, entrou em hiatos em 2015. Porém, no último sábado (14), o grupo se reuniu para performar pela primeira vez em nove anos, no festival de música Coachella.

  • Blink-182

Trio que fez extremo sucesso no início dos anos 2000, com hits como “All The Small Things” e “I Miss You”, marcou a história do Punk Rock, e, no decorrer da carreira, se aventurou ao levar as músicas para um lado mais Pop, porém sem perder sua essência tradicional do Punk Rock. Ainda fazendo sucesso, a banda lançou em 2023 o álbum “One More Time…” e se apresentou no Lollapalooza Brasil neste ano.

  • Paramore

Paramore também foi um dos nomes responsáveis por marcar gerações que consumiam o gênero no início dos anos 2000, com diversos hits como “Misery Business”, “All I Wanted”, “The Only Exception” e o clássico “Decode”, trilha sonora do filme Crepúsculo. A banda já explorou múltiplas direções, e recentemente lançaram o álbum “This is Why”, desta vez se arriscando em uma pegada mais Folk Pop. A banda tinha uma apresentação marcada no Lollapalooza Brasil deste ano, que foi cancelada pouco tempo antes do festival.

Atualmente, muitos destes artistas voltaram a participar das paradas musicais após o “revival” do gênero, mas, apesar destes nomes carregarem o peso de disseminar o estilo e marcar gerações, é importante dar visibilidade a novos artistas que estão se arriscando no Pop Rock, e que serão responsáveis pela expansão e estabilidade do estilo musical na atualidade. Entre eles temos:

  • Willow

Filha de Will Smith, a garota esteve envolvida no meio musical desde os nove anos. Hoje, aos 23, a cantora passou a ser considerada uma das mais novas revelações do Pop Rock, após lançar seu álbum “lately I feel EVERTYTHING”, que conta com feats com Avril Lavigne e Travis Barker, baterista do Blink-182.

  • JXDN

Jaden Hossler, mais conhecido como JXDN, começou sua carreira na música durante a pandemia e foi o primeiro artista a assinar com a DTA Records, gravadora de Travis Barker. O cantor norte-americano, mistura Pop, Rock e Punk em suas músicas, e já veio se apresentar no Brasil duas vezes. Jaden deve lançar seu segundo álbum ainda este ano.

  • Landon Barker

Com o talento correndo pelas veias, o filho de Travis Barker, integrante de uma das bandas que mais marcou o gênero nos anos 2000, Landon lançou ano passado seu primeiro single “Friends With Your Ex”, que conta com fragmentos do Pop Rock tanto nas batidas quanto na letra. O cantor lançou sua segunda música “Over You” mês passado e promete lançar seu álbum de debut ainda este ano.

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA MAIS

Como participar do programa Acredita? 

Avatar
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Produção Audiovisual pela ESAMC. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress