Estilo musical que surgiu na década de 40, o rock é um dos gêneros mais antigos e mais famosos, que conquistam diversos ouvintes ao redor do mundo. Com a presença marcante da guitarra, o estilo está constantemente se reinventando e carrega inúmeros subgêneros, entre eles:
- Pop Rock,
- Garage Rock,
- Punk Rock,
- Folk Rock,
- Hard Rock,
- Heavy Metal,
- Rock Alternativo.
Neste texto, vamos falar sobre as principais diferenças entre o Pop Rock e o Hard Rock. Para poder comparar os dois subgêneros é necessário entender as características básicas de cada um deles.
LEIA TAMBÉM
Como surgiu o Punk Rock em São Paulo?
ÉPra Cantar: como se inscrever no concurso da EPTV?
Características do Hard Rock
O Hard Rock, que surgiu a partir do Rock de Garagem, passou a ganhar forças por volta das décadas de 1960 e 1970, quando artistas decidiram explorar sonoridades mais pesadas. O gênero se encontra entre o Rock convencional e entre o Heavy Metal, por ser visto como mais pesado que o primeiro, mas não tão consistente quanto o Metal.
Com ritmos e arranjos simples, mas ondas sonoras com altas voltagens, um som potente e robusto, além do uso de guitarras e performances agressivas, o Hard Rock, de acordo com o Professor Mario De Vivo, em entrevista à Rádio USP, é a base da sustentação do gênero.
Entretanto, o Hard Rock já foi, e ainda é muito confundido com o Heavy Metal. Principalmente na década de 1970, quando muitas bandas de Rock começaram a ganhar destaque na indústria, e tiveram certa dificuldade para classificar os estilos dos discos. Mas, mesmo os dois possuindo extremo uso de batidas pesadas, com presença de guitarras e letras agressivas, o Metal normalmente consegue tratar de assuntos mais violentos como drogas, morte, e suicídio, além de contar com a presença de músicas mais intensas.
O Hard Rock tem como costume o uso de solos de guitarras abundantes durante os shows, e é possível notar essa presença em apresentações de bandas como Kiss e AC/DC. Outras bandas que também são exemplos essências no estilo são Aerosmith, LedZeppelin, Scorpion, Queen e The Who, um dos pioneiros do subgênero.
Características do Pop Rock
O Pop Rock é uma mescla entre os dois gêneros mais populares da música. Também sendo caracterizado pelo uso de guitarras, bateria e baixos, além de letras e batidas mais leves, o estilo logo se tornou o queridinho do público, se tornando um dos mais apreciados pela mídia, e um dos mais criticados por fãs de músicas mais alternativas, por conta de sua comercialização mais fácil do que os outros estilos.
Originado na década de 1950 e seguindo um caminho não tão distante do Rock convencional, o Pop Rock consegue atrair diferentes audiências, e tem como principais nomes em sua trajetória artistas como Elvis Presley, Avril Lavigne, Paramore, Green Day e Blink-182.
Qual a diferença entre o Pop Rock e o Hard Rock?
Tanto o Pop Rock quanto o Hard Rock, usufruem do uso de guitarras, baterias e baixos, mas a principal diferença entre os dois é a batida. O primeiro gênero é responsável por musicas com batidas mais “dançáveis”, que se estendem ao longo da música. Já o segundo, conta com uma inserção de tempos diferentes nas músicas, podendo apresentar uma variação constante de tempos rápidos e lentos, impossibilitando a dançabilidade.
No programa “História do Rock” do Jornal da USP, o professor Mario De Vivo usa como exemplo da falta de ritmos dançáveis no Hard Rock, a música “Brave New World” da cantora Greta Van Fleet.
Apesar disso, ele também afirma que o Hard Rock pode se aproximar do Pop Rock ao se suavizar. E usa como exemplo a música “Learn To Fly”, da banda Foo Fighters, vencedora da 45th edição do Grammy na categoria melhor performance de Hard Rock. Na track, a banda faz o uso de batidas mais dançáveis.
Clique aqui para conferir o programa completo.
**Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA MAIS