Se antes da pandemia a conectividade já estava presente no cotidiano dos cidadãos, depois dela, a internet foi definitivamente absorvida em quase todas as dimensões da vida, ainda que esse fato não signifique acesso democratizado. Mas é diante desse cenário que o objetivo da Educação Municipal em São Carlos para 2023 é lançar um aplicativo que promete facilitar a comunicação de pais, estudantes e professores com as escolas.
A ideia conforme explica Afonso Henriques, analista de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação (SME) é que o app automatize processos fundamentais.
“Não será mais necessário ir até a secretaria da escola para solicitar o boletim do filho ou um comprovante de matrícula, por exemplo. Os pais poderão acessá-lo ou requisitá-lo direto pelo aplicativo, com total autonomia”, afirma.
Na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ulysses Ferreira Picolo, a tecnologia já está bem integrada à gestão e na proposta pedagógica.
“A digitalização dos prontuários dos estudantes e das matrículas agilizou muito o nosso atendimento. Temos 480 alunos, então imagine o volume de documentos e de papel todo ano. Hoje, a secretaria atende casos específicos, como pais que não possuem internet e ainda precisam fazer o processo manual”, aponta o diretor escola, Filipe Lopes.
O app também viabilizará que a solicitação de vagas seja mais transparente. Os pais poderão inscrever seus filhos em uma ou mais das 60 escolas municipais e, por meio de um sistema de geolocalização com uso de inteligência artificial, a matrícula será feita automaticamente pelo sistema.
“Não será mais necessário o deslocamento físico dos interessados até uma das unidades e nem aguardar o contato da escola avisando sobre a disponibilização da vaga”, destaca o analista da SME.