3 de maio de 2024
- Publicidade -
Educador em Ação

Ensino Infantil no Brasil sofre com falta de estrutura

Para especialista em Gestão Escolar, investimento em educação de qualidade na Primeira Infância deve ser urgente; Educador em Ação é exemplo de inovação

Para que a educação na Primeira Infância seja eficiente, é preciso mais que carinho, amor, cuidado e paciência. Promover um ambiente seguro, com boas condições materiais, é um direito das crianças e um dever que vem sendo deixado de lado pelos órgãos públicos no Brasil.

Nesse sentido, o Prêmio Educador em Ação, parceria da EPTV Central com a Prefeitura de São Carlos e que incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e com visão de futuro, é um exemplo de como o envolvimento de professores, alunos e comunidade pode gerar resultados animadores.

Um levantamento feito pela organização Todos Pela Educação, com base no Censo Escolar 2022, aponta que a maioria das escolas públicas brasileiras voltadas às idades iniciais sofre com falta de serviços básicos, como banheiros que tenham vasos sanitários e lavatórios em tamanhos adequados aos alunos, e de materiais pedagógicos essenciais para a aprendizagem.

Esses banheiros estão ausentes em 55% das unidades, 59% não têm rede de esgoto, 36% não têm abastecimento de água e 30% não contam com serviço de coleta de lixo. Ainda de acordo com o estudo, 64% não têm parques infantis, 69% não possuem biblioteca ou sala de leitura e 53% estão sem refeitório.

Por outro lado, tem havido uma melhora gradual. Em 2005, o número de escola com banheiros infantis, por exemplo, era de 12 mil. Em 2022, o número subiu para 35 mil.

Para Crislaine Costa, pedagoga com especialização em Gestão Escolar, assessora pedagógica e formadora de professores, de Ribeirão Preto, essas lacunas estão diretamente ligadas ao investimento insuficiente na infraestrutura das escolas. Para ela, a realidade reflete a falta de prioridade dada à educação, com consequente escassez de recursos destinados ao setor.

Segundo Crislaine, os materiais pedagógicos desempenham papel fundamental ao proporcionar experiências práticas e interativas que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e as habilidades motoras. Sem eles, as oportunidades de aprendizados são comprometidas, já que as crianças podem ficar desestimuladas, entediadas e frustradas. Já para os professores, são ferramentas importantes para auxiliar no planejamento e na condução das atividades.

“Se não houver acesso, os professores podem encontrar dificuldades em oferecer uma educação significativa e de qualidade, que seja capaz de envolver os alunos durante o processo”.

- Publicidade -
Segundo Crislaine, materiais pedagógicos desempenham papel fundamental ao proporcionar experiências práticas e interativas
Segundo Crislaine, materiais pedagógicos desempenham papel fundamental ao proporcionar experiências práticas e interativas

Mudanças
Crislaine aponta que as melhorias devem ser urgentes: as escolas precisam ter salas de aula amplas e bem iluminadas, áreas de recreação seguras e estimulantes, entre outros elementos que possam promover um ambiente estimulante propício ao aprendizado.

Outro ponto é a valorização da Educação Infantil como um estágio fundamental no processo educacional. A pedagoga explica que, muitas vezes, esta é uma etapa subestimada, vista apenas como um período de cuidados básicos e recreação, sem o reconhecimento de seu potencial educativo. “Essa visão limitada reflete em poucos investimentos na formação de professores, na infraestrutura das escolas e na disponibilidade de recursos educacionais adequados”.

Missão
Vinda de uma família simples, Crislaine sempre precisou ajudar nas despesas de casa, o que a levou a trabalhar em vários lugares e a desempenhar diversas funções. Mas, desde antes de terminar a graduação, a jornada na área da educação já havia começado. Era constantemente convidada a compartilhar seus conhecimentos e foi assim que descobriu seu propósito: ensinar.

Após anos trabalhando como professora de Educação Infantil, dedica seu tempo à formação de professores. Nessa função, tem a oportunidade de propor reflexões, contribuindo com sua vasta experiência e, acima de tudo, aprendendo com cada docente que encontra pelo caminho.

- Publicidade -

“A oportunidade de ensinar e aprender com os outros é algo que me motiva e me inspira todos os dias. Acredito que a formação de professores é um processo contínuo e fundamental para garantir educação de qualidade, capaz de transformar vidas e construir um mundo melhor”.

Premiação
A busca por transformar esse quadro é uma das marcas do Prêmio Educador em Ação. Nesta sexta-feira (1º/09), no auditório da EPTV Central, em São Carlos, esse objetivo foi celebrado com a realização da solenidade de premiação das escolas e professores vencedores da edição 2023.

Estiveram presentes representantes dos 21 trabalhos recebidos pela organização, da Secretaria Municipal de Educação e de outros departamentos da prefeitura, bem como da emissora.

Na próxima segunda-feira (04/09), você confere como foi e as fotos desse momento festivo.

Avatar
Portal da Prefeitura Municipal de São Carlos - SP.
- Publicidade -
plugins premium WordPress