Se tem uma flor que é a cara da festa junina é a Pyrostegia venusta, uma trepadeira com flores alaranjadas presente em todas as regiões do Brasil. Conhecida popularmente como Cipó-de-São-João, ela pode ser encontrada à beira de estradas, barrancos, em cercas ou troncos de árvores, e seu néctar costuma atrair beija-flores e abelhas.
Por conta do período em que ocorre a sua florada, entre o Outono e o Inverno, o Cipó-de-São-João é uma planta tradicionalmente utilizada na decoração de festas juninas, como nas festividades de São João, principalmente nos mastros de santos.
Muito comum e de fácil adaptação, a espécie se espalha por praticamente todo o território brasileiro, sendo abundante no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Fora do país, pode ser encontrada no sul do Paraguai e nordeste da Argentina, Guianas, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.
É uma trepadeira e semilenhosa e, caso não encontre uma estrutura como outras árvores, cercas, muros ou treliças para se apoiar, irá se alastrar pelo chão. A planta chega a atingir cerca de 10 metros de altura e 4 metros de diâmetro e apresenta ramagem densa, do tipo cipó.
Nos centros urbanos ela não é tão comum, mas nas áreas rurais acaba se espalhando e servindo de decoração para os arraiás do campo.