15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Curiosidades

Conheça a origem das festas juninas

Originária de uma festa pagã no hemisfério norte, as festas juninas se tornaram muito populares no Brasil

Confira dicas de maquiagem para arrasar na festa junina. (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

Você sabe como surgiram as festas juninas? Sua origem se deu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia na passagem da primavera para o Verão, momento chamado de solstício de Verão (a data que marca o dia mais longo do ano), que no Hemisfério Norte ocorre em junho. Já no Brasil, as festas juninas ocorrem nas estações mais frias do ano (entre junho e julho), ou seja, na passagem do Outono para o Inverno.

Essas comemorações começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Primeiramente, as comemorações passaram a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus. Assim, virou uma festa da Igreja Católica, que começou a prestar homenagem a três santos: no dia 13, Santo Antônio; no dia 24, São João; e no dia 29, São Pedro.

As tradicionais fogueiras das Festas Juninas são herdadas das culturas greco-romana e celta. Esses povos cultuavam as fogueiras como forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas.

No Brasil

Os indígenas, que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses, também faziam rituais importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos e danças. Quando os portugueses chegaram ao país, esses costumes se fundiram à tradição de celebração dos santos católicos. E hoje, no nosso país, as festas juninas valorizam também a vida caipira e a cultura agrária.

No Brasil, a festa junina foi recebendo diversas influências culturais, e, atualmente, reflete a mistura das culturas africana, indígena e portuguesa. Cada região do país realiza o festejo de acordo com os costumes locais, misturando elementos religiosos, populares e folclóricos, mas, muitos elementos gerais, como as comidas, as bebidas e símbolos juninos, são comuns em todas as festas.

A Rota do Arraiá mostra parte dessas populares festas, que são o segundo maior evento do calendário de festividades do Brasil.

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress