15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Gameplay

Novo We Were Here Expeditions fortalece o gênero cooperativo

Novo jogo da franquia, The FriendShip foi lançado de surpresa e traz quebra-cabeças desafiadores; jogo está de graça até outubro

Eu gosto muito de jogos cooperativos. Acho superdivertido jogar com o pessoal, brincar e rir. Mas, normalmente, a galera prefere jogos no estilo versus. Nada contra enfrentar os amigos, eu também gosto desse estilo, mas o gênero cooperativo pelo menos para mim sempre terá uma atratividade extra, pois enquanto no modo um contra outro vamos explorar alguma fraqueza ou erro do adversário, no modo cooperativo precisamos superar juntos essas dificuldades. 

Só que, infelizmente, o estilo cooperativo é pouco popular. Temos alguns bons títulos por aí, como Overcooked e o premiado It Takes Two. E, nessa seleta lista, acabamos de receber mais um jogo com grande potencial: We Were Here Expeditions: The FriendShip, da desenvolvedora independente Total Mayhem Games. 

Ele foi lançado de surpresa e segue os passos de seu antecessor, We Were Here Expeditions, lançado em 2017. O estilo não mudou, o game continua focado na resolução de quebra-cabeças para conseguirmos avançar na trama do jogo. 

Só que na versão The FriendShip nós podemos jogar com um amigo ou parente. Apesar de não estar diretamente relacionado com seu antecessor, o novo jogo da franquia We Were Here Expeditions faz uma leve referência, onde, depois de ouvirmos um pedido de socorro em nosso rádio, precisamos nos deslocar para uma estranha ilha no meio do oceano. Confira o trailer. 

O grande trunfo de We Were Here Expeditions: The FriendShip é a inteiração. Por meio de rádios, os dois protagonistas precisam o tempo todo trocar informações e dados. Isso porque em boa parte do jogo estaremos separados. Então, a única forma de conseguirmos avançar é por meio do diálogo. Precisamos conversar, explicar e contextualizar tudo o que estamos vendo, para, então, conseguirmos resolver o problema. 

Isso é muito bom, pois permite que melhoremos nossa argumentação, aprimoremos nosso diálogo, dentre outras habilidade, que serão muito necessárias em toda nossa vida. 

- Publicidade -

Outra grande sacada do jogo é ele ser crossplay, sendo possível jogar com qualquer pessoa, independentemente da plataforma (pode ser no Xbox, PlayStation ou PC). Isso, com certeza, amplia o roll de possibilidades. Para jogar, eu fiquei no meu computador e minha esposa jogou pelo PlayStation. 

Só que, pelo que testei, não dá para os dois jogadores estarem juntos na mesma plataforma. Ou seja, esse é um jogo que funciona quando estamos separados, o que restringe um pouco a diversão e a farra de estar acompanhado. É importante destacar que eu não consegui testar os dois ao mesmo tempo no computador, mas não jogar com os dois no PlayStation.  

Outro ponto importante e que talvez seja o maior limitador: não dá para jogar sozinho. We Were Here Expeditions: The FriendShip precisa, obrigatoriamente, de duas pessoas. Caso você não conheça ninguém que tenha o jogo, ainda é possível procurar alguma pessoa que esteja online e convidá-la, mas sabe como é. Nunca sabemos o que pode vir por aí. Se a pessoa que for convidada não falar português e esse foi o único idioma conhecido, infelizmente, não vai rolar.

- Publicidade -

O jogo não é pesado, rodando facilmente no PC e nos consoles, mas ele depende de uma conexão estável, caso contrário o delay pode atrapalhar (ainda mais quando estamos em quebra-cabeças com tempo). Os controles também são bem simples, então é bem fácil se acostumar com a jogabilidade. 

Existem diversas possibilidades de idiomas, com destaque para os textos e legendas em português do Brasil, o que, sempre, é uma vantagem para os gamers brasileiros. 

Talvez a melhor notícia de todas é que o jogo está gratuito para PC, PlayStation e Xbox até 13 de outubro. Ou seja, teremos um mês de diversão.
Confira abaixo o gameplay! 

* Jogo enviado pela Total Mayhem Games para nossa análise

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress