Um alerta amarelo de “perigo potencial” para uma onda de calor foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O comunicado é válido para mais de 500 cidades do estado de Minas Gerais, com destaque para Poços de Caldas. De acordo com o alerta, é possível que os termômetros cheguem a marcar 5 °C a mais do que a média para o período. Vela lembra que isso se estende até quarta-feira (4).
Além disso, algumas recomendações de como se proteger durante a onda de calor foram compartilhadas. Confira:
- Se manter hidratado;
- Evitar ficar no sol, especialmente durante os horários mais fortes, como entre 10h às 16h;
- Nunca sair de casa sem protetor solar;
- Manter os ambientes arejados e as janelas abertas, especialmente de noite, quando tende a ficar mais fresco;
- Consumir refeições leves e frescas, além de evitar bebidas alcoólicas.
LEIA TAMBÉM
Onda de calor de setembro será a mais quente?
Como evitar a bandeira vermelha na conta de luz?
Para esta segunda-feira (2), segundo o Climatempo, as temperaturas em Poços de Caldas (MG) deverão variar entre 16 °C e 30 °C, além de contar com o dia ensolarado e sem nuvens no céu. Também não há chances de chuva. Já amanhã (3), as mínimas serão de 13 °C, mas a tarde pode chegar a marcar 32 °C. Também não há possibilidade de chuva.
Onda de calor de setembro será a mais quente?
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma onda de calor excepcional deve afetar diversos estados do Brasil com marcas de marcas de 40ºC a 45ºC em uma extensa área do território nacional. Isso faz com que setembro seja um dos mais quentes já registrados na história do Brasil.
LEIA MAIS