13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

MB apresenta novos motores mais econômicos e menos poluentes

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz

Mercedes Benz Actros (Divulgação)

De uma vez só, a Mercedes-Benz do Brasil apresentou esta semana a sua nova geração de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs. Os modelos chegarão ao mercado no próximo ano já com os motores adaptados para o Proconve P8, equivalente ao Euro 6.    

Essa nova legislação, que entra em vigor oficialmente em 2023, exigirá uma redução nas emissões de poluentes. A marca alemã, que tem se adequado muito bem ás novas mudanças, está introduzindo a sua exclusiva tecnologia BlueTec 6.  

“Todos os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5)”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.   

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road).  

Acello

A linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. Eles são indicados para aplicações urbanas, viagens intermunicipais e áreas rurais.
 

Mercedes Benz Accelo mais potente, com a mesma confiabilidade e produtividade (Divulgação)

Atego

- Publicidade -

Além de atender aos limites de emissões da norma Proconve P8 (Euro 6), a linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos.   

Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430), 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de 185 cavalos.

Actros

O Mercedes-Benz Actros, muito moderno, traz para 2023 várias novidades. O portfólio desta família de extrapesados on-road e mix-road amplia o leque de opções para oferecer novas soluções para os clientes.  

- Publicidade -

O primeiro grande destaque é o lançamento de uma nova cabina Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico. Com esse lançamento, o cliente passa então a contar com duas opções de cabina: a que ele já conhece da linha atual, Top Space, e a nova cabina Space.   

Dessa forma, o Actros passa a atender mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo.  

A versatilidade de aplicação do Actros é acentuada também pelo novo entreeixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.
 

Novo motor Mercedes Benz OM 926 atende o Proncove 8 (Divulgação)

Arocs

O caminhão extrapesado Arocs da Mercedes-Benz, basculante 8×4 lançado em outubro do ano passado, alcançou sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração.  
Agora, com a linha 2023, a família de veículos off-road ganha dois novos modelos: Arocs 3351 6×4 versões plataforma, basculante e cavalo mecânico e Arocs 4151 6×4 basculante.  

O motor OM 460 LA do Arocs, agora com potência de 495 cavalos, atende ao Proconve P8 (Euro 6). Os modelos da linha Arocs 2023 passam a contar, opcionalmente, com o sistema ESC (Controle de Controle de Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas e em terrenos irregulares.    
 
Leia mais
Rubinho é novo líder da Stock e vai em busca do bicampeonato
O Estado de São Paulo é o campeão de infrações em todo o Brasil
Nova Hilux SRX Limited é a picape mais luxuosa da Toyota

Isso aumenta a proteção do motorista, do caminhão e da carga. Também como opcionais para esses caminhões off-road, estão disponíveis faróis com luzes de LED e airbag.

Nova transmissão

O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem.   

Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress