O rodízio de carros de passeio na cidade de São Paulo foi suspenso pela prefeitura paulistana nesta segunda-feira (26). A restrição, em relação à circulação no Anel VIário da cidade, só volta no dia 9 de janeiro em dois períodos: entre as 7h e 10h e entre às 17h e 20h, de acordo com a administração municipal.
Pelo regulamenta da restrição, os veículos de passeio não podem circular em um dos dias da semana, entre segunda e sexta-feira, dependendo do número final de suas placas. Já o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento) continua valendo. A suspensão foi publicada em Diário Oficial do dia 15 de dezembro.
LEIA MAIS
Ferrari, com chefe novo, anuncia data do lançamento do carro modelo 2023
Tesla dobra descontos oferecidos em seus veículos elétricos Modelo 3 e Modelo Y
Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Nas segundas-feiras não podem circular por essas áreas os carros com placas com final 1 e 2; nas terças-feiras estão impedidas as placas 3 e 4; nas quartas-feiras, os finais 5 e 6; nas quintas-feiras, placas de final 7 e 8 e nas sextas-feiras, os finais 9 e 0.
Motoristas que desrespeitarem essa regra estão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista, já que transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração de trânsito de nível médio.
LEIA TAMBÉM