2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Descubra erro muito cometido pelos pais quando o bebê engasga

Enfermeira revelou que é preciso usar a força na hora de aplicar tapas nas costas da criança

 

 

Muitos pais e mães não costumam agir da maneira correta quando o filho engasga.
Apesar desta situação ser muito temida, já que pode levar à morte da criança, a grande maioria acaba se preocupando mais se vai machucá-la no processo, aliviando a força utilizada na hora de dar os tapas nas costas. 

No entanto, a enfermeira Nikki Jurcutz, da Tiny Hearts Education, disse, em entrevista ao Daily Mail, que usar a força é o que realmente salvará a vida do bebê: “Se você está a ponto de precisar usar golpes nas costas, isso significa que seu filho não está recebendo oxigênio nos pulmões”. 

Ela frequentemente recebe perguntas dos pais sobre o quão forte precisam ser os tapas nas costas, e se há a possibilidade de acabar machucando o bebê. Com isso, a Tiny Hearts Education introduziu o princípio de que salvar a vida do seu filho é uma prioridade acima de uma contusão nas costas. “Os hematomas podem curar, um bebê sem oxigênio por quatro minutos não pode“, disse a enfermeira. 

Jurcutz também ressalta que os pais precisam se familiarizar com os primeiros socorros para desengasgar e a maneira correta de aplicar os golpes. Por exemplo, algumas pessoas usam erroneamente três dedos ao invés da palma da mão para cima para dar os tapas.  

 

LEIA MAIS 
Como conciliar maternidade e estudo?
 

- Publicidade -

Saiba quais documentos o bebê precisa para viajar de avião

COMO PREVENIR O ENGASGO 

Nikki Jurcutz deu algumas dicas para prevenir o engasgo em crianças: 

1. Modifique pequenos alimentos redondos: Alimentos arredondados, como uvas, são os mais perigosos, já que possuem o tamanho exato do esôfago de um bebê e podem bloquear totalmente as vias aéreas. Por isso, uma solução é modificar o formato do alimento, cortando-o ou esmagando-o. 

- Publicidade -

2. Cuidado com objetos domésticos: Nikki também revelou alguns objetos domésticos, aparentemente inofensivos, que podem representar um perigo potencialmente fatal para os bebês. Os itens incluem tampões de banho, móveis soltos, carregadores de telefone, e pastilhas para lavar louça. Por isso, ela recomenda que eles sejam guardados no alto, em locais onde as crianças não conseguem encontrá-los. 

3. Teste do esmagamento: Para os pais conseguirem testar se um alimento é seguro para dar ao filho, a enfermeira sugere que eles belisquem a comida entre o dedo indicador e o polegar. Se a comida amassar com facilidade, provavelmente é segura, mas se permanecer firme, ela deve ser cortada em pedaços muito pequenos, substituída ou evitada. 

 

VEJA TAMBÉM  
12 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress