É claro que uma criança de pouco mais de 1 ano não tem a coordenação motora apropriada para fazer trabalhos dirigidos – como traços ou círculos, por exemplo – ou com significados. Porém, mexer com tintas e gizes de cera nessa faixa etária é ótimo para estimular a imaginação, a cognição, o aspecto sensorial e, claro, o lado motor.
Para realizar atividades artísticas – que necessitam, obviamente, de supervisão integral -, é preciso antes tomar alguns cuidados. Se a ideia é apresentar o giz de cera para seu filho, compre os do tipo “jumbo”, que têm formato anatômico. Você pode colocar a criança sentadinha no chão da sala com várias folhas de sulfite ou se sentar à mesa, com ela no seu colo. Em geral, esse tipo de giz é atóxico, mas vale ensinar que não se deve colocar na boca.
Giz para azulejo, em forminhas…
Outra alternativa é derreter vários gizes de cera (em micro-ondas, banho-maria no fogão ou no forno, mas cuidado com os vapores que podem exalar) e colocar em forminhas de silicone ou formar uma bola, que a criança vai adorar pegar e observar o que ela é capaz de produzir em um papel branco.
Nas lojas de brinquedos e/ou artigos para bebês também existem conjuntos específicos de gizes para rabiscar em azulejos, uma diversão e tanto para a hora do banho – encoste a banheira perto da parede e deixe que seu pequeno se esbalde.
Tintas caseiras e naturais
No quesito tintas, em geral os fabricantes de tinta guache lavável não recomendam o uso para crianças menores de 3 anos. Mas você pode fabricar tintas em casa – e o melhor, comestíveis! Uma ideia é comprar gelatinas de sabores e cores diferentes, dispor o pó em potes e adicionar um pouco de água fervente. Conforme você vai misturando, observe se a textura é parecida à de uma tinta consistente. Depois que esfriar, é só se sentar ao chão – tomando o cuidado de forrá-lo bem, para facilitar a sua vida – e deixar a criança se divertir usando as próprias mãozinhas.
Outra sugestão de preparo de tinta caseira é adicionar corante alimentício colorido em potes de iogurte. O mais gostoso é que a criança pode levar as mãos à boca, sem preocupação.
E mais:
+ Quais vacinas o bebê precisa tomar?
+ Saiba qual a importância das consultas regulares ao pediatra
+ Quando introduzir papinha de bebê e outros alimentos?
Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.