14 de abril de 2024
- Publicidade -
Gravidez e bebê Tudo Bebês

Seios: cuidados especiais para adotar desde já

Lavar as mamas com bucha ou passar hidratante não são recomendáveis. Saiba quais precauções tomar ao preparar os peitos para a amamentação

Preparando os seios para a amamentação

 
Lavar as mamas com bucha ou passar hidratante não são recomendáveis. Saiba quais precauções tomar ao preparar os peitos para a amamentação. Confira abaixo:
 

 1. Chuveiro  

 Lave os mamilos e as aréolas apenas com água. Não use sabonete de nenhum tipo, pois o produto costuma remover a hidratação natural local e provocar ressecamento e rachaduras no futuro. Evite, também, aplicar hidratantes nessas áreas.1. Chuveiro

 2. Banho de sol

Embora não haja comprovação científica, alguns médicos recomendam expor os mamilos ao sol, durante 5 a 10 minutos, antes das dez horas da manhã e/ou após as quatro horas da tarde, como forma de prepará-los. A melanina, pigmento que dá cor à pele, costuma deixá-la mais resistente. Uma alternativa é expô-los a um banho de luz com uma lâmpada de 40 watts a cerca de um palmo de distância, pelo mesmo período de tempo. 

3. Cremes hidratantes 

Cremes e pomadas não servem para preparar os mamilos para a amamentação, muito pelo contrário: eles podem sensibilizá-los e, assim, deixá-los mais resistentes. Esses produtos ajudam a minimizar os danos causados por possíveis rachaduras pós-parto, sendo que o problema costuma surgir por causa de técnicas incorretas de amamentação. 

+ 10 coisas que você precisa saber sobre o puerpério 

- Publicidade -

4. Bucha 

Nada de friccionar os mamilos com bucha ou toalha para torná-los resistentes às fissuras. Além de não adiantar nada, o esfrega-esfrega intenso provoca pequenas lesões que aumentam o risco de infecções. E mais: a estimulação das mamas libera ocitocina, hormônio que pode levar à indução do parto prematuro nas gestações de risco. 

5. Sutiã 

Adote sutiãs de sustentação confortáveis, que mantenham os seus seios no lugar certo com o máximo conforto. Fuja de modelos com barbatanas, que machucam e prejudicam as glândulas mamárias. 

- Publicidade -

6. Cabeça tranquila 

Acredite em você e na sua plena capacidade de amamentar. Mantenha pensamentos positivos, confiança em si mesma e no seu obstetra, que tudo vai dar certo! 

  

E mais:

+ Agosto Mês da Amamentação: 10 bons motivos para amamentar 

+ Peitolândia: vamos falar sobre amamentação? 

+ Neurodiversidade: 53% dos pais de crianças autistas sentem medo do preconceito 

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.

Avatar

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress