A corrida de rua traz diversos benefícios para o corpo e a mente, como redução dos níveis de estresse e ansiedade, fortalecimento do sistema imunológico e aumento de resistência. Outra vantagem está no fato de que o exercício pode ser praticado em academias, avenidas, ruas ou parques.
Porém, ainda que a corrida de rua não demande grandes investimentos em equipamentos ou habilidades motoras, é muito importante buscar as orientações de um especialista antes de começar a correr. Pensando nisso, o médico José Zabeu, ortopedista do Vera Cruz Hospital, listou algumas dicas para quem quer começar a praticar o esporte:
Local
Se for correr na rua, opte sempre por um lugar plano.
Aquecimento
Comece os treinos aos poucos, aquecendo o corpo e aumentando a intensidade de acordo com sua frequência cardíaca. Para se preparar, aposte em alongamentos musculares e amplos movimentos das articulações.
Ritmo
Para saber o ritmo correto, observe se, após sua respiração após o período de aquecimento. Se conseguir conversar normalmente ao longo da corrida, significa que o ritmo está lento demais. Mas, se sentir falta de ar, quer dizer que está rápido demais. O ritmo do passo ideal fica entre as duas situações.
LEIA TAMBÉM
Qual o percurso da Corrida Integração Campinas?
Documentário sobre Vanderlei Cordeiro será lançado na COBExpo
Além disso, é recomendado que o corredor reduza o ritmo em descidas, para evitar lesões nos joelhos, pés ou coluna. Neste cenário, o ideal é encurtar o passo e manter o esforço, absorvendo o impacto de cada movimento com mais consciência.
Além disso, iniciantes devem alternar trechos de corridas leves com caminhadas até que consigam pegar condicionamento, o que pode demorar algumas semanas para acontecer.
Distância
Corredores iniciantes não devem se preocupar com a distância, uma vez que ela virá com o tempo. Neste primeiro momento, o importante é a criação de um hábito. Por isso, defina o tempo e os dias da semana que serão dedicados ao esporte.
No começo, o corredor deve evitar correr mais que três vezes durante a semana, para respeitar seus músculos e articulações.
Dores
Desconforto nas coxas e nos glúteos são normais e prováveis sinais de que os treinos estão sendo de fato sendo efetivos. Porém, dores nos pés, na parte da frente ou nas laterais dos joelhos e dos quadris podem ser sinal de alguma sobrecarga ou técnica de corrida incorreta. Busque entender o seu corpo e, se necessário, vá ao médico, fisioterapeuta ou educador físico.
LEIA MAIS
Deltan Dallagnol vira alvo de xingamentos na web após cair de bicicleta