O atual recordista mundial de maratona, Kelvin Kiptum, de 24 anos, morreu neste domingo (11) após um acidente de carro em Kaptagat, no Quênia. O atleta estava junto de seu técnico, o ruandês Garvais Hakizaman, de 36 anos, que também não resistiu a tragédia.
O maratonista encantou o mundo no dia 8 de outubro de 2023, após bater o recorde mundial dos 42kms na Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h00min35s. Atualmente, Kiptum estava em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.
Como foi o acidente de Kelvin Kiptum?
De acordo com informações da polícia, dadas ao jornal queniano The Star, o acidente ocorreu às 23h, horário local. Kiptum estava dirigindo o veículo na estrada entre as cidades Eldoret e Kaptagat quando perdeu o controle do Toyota Premio, que capotou, bateu em uma árvore e parou numa vala.
Ele e o treinador morreram na hora. Uma mulher, Sharon Kosgei, também estava no carro e foi levada ao hospital mais próximo, onde está internada.
LEIA TAMBÉM
Entenda a importância da ciência para a corrida
Entenda a importância dos Jogos Olímpicos para o esporte
Carreira de sucesso
Em outubro do ano passado, o atleta quebrou o recorde mundial ao vencer a tradicional maratona, em Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h00min35. Antes, o recordista era o compatriota Eliud Kipchoge, que completou a prova em 2h01min05, apenas 30 segundos depois do tempo de Kiptum.
Aquela foi apenas a terceira maratona que o queniano enfrentou na vida. Na estreia em maratona, em 2022, Kiptum correu a prova em Valência, na Espanha, em 2h01min53, terceiro melhor tempo da história. Depois, na Maratona de Londres de 2023, terminou em 2h01min25, segundo melhor de todos os tempos.
LEIA MAIS