2 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Onda de calor: Regiões do Brasil podem ter recordes de temperatura na última semana do inverno

Serviços meteorológicos apontam que o calor será frequente e intenso, com termômetros podendo chegar na casa dos 40ºC em algumas localidades

A última semana de inverno vai ser marcada por uma forte onda de calor em boa parte do Brasil. O início da primavera será no sábado (23), às 3h50, mas, até lá, diversas cidades devem registrar recordes históricos de temperaturas, com termômetros podendo chegar a 40ºC.

De acordo com a Climatempo, a origem da onda de calor é um bloqueio atmosférico que deve impedir o avanço de frentes frias ao longo dos próximos dias, ficando restrito apenas ao estado do Rio Grande do Sul.

Inicialmente, as áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, com o calor também sendo sentido no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas, no meio da semana, o ar quente deve se deslocar em direção ao centro do país, ganhando mais força na chegada do final de semana. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Veja dicas do que plantar na primavera em cada região do país 

Qual a diferença da cor da tampa do azeite?

- Publicidade -

 

“O calor será frequente e intenso, sobretudo em áreas do interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte da Região Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas”, diz a Climatempo.

O ápice da onda de calor deve ocorrer durante o final de semana, entre os dias 23 e 24, nas capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. No interior do estado de São Paulo (especialmente do oeste, noroeste e norte paulista), algumas cidades podem registrar vários dias com temperaturas na casa dos 40°C.

Ainda segundo a Climatempo, no interior do Brasil, o calor extremo deve continuar por toda a segunda quinzena do mês de setembro.

- Publicidade -

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em cada região do país, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia):

Norte: O oeste do Amazonas e em Roraima devem marcar acumulados maiores que 70 mm. Já no Acre, Rondônia e em áreas centrais de Roraima, a previsão é de baixos acumulados de chuva. Nas demais áreas, não há previsão de chuva.

Nordeste: A previsão é de variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, mas, principalmente, no litoral pernambucano e paraibano no decorrer da semana. Nas demais áreas, como no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior da região, a previsão é de tempo quente e com baixa umidade.

Centro-Oeste e Sudeste: A previsão é de tempo quente e seco durante praticamente toda a semana.

Sul: Haverão acumulados de chuva significativos, inferiores a 50 mm, em áreas entre o centro e o leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas demais áreas, podem ocorrer baixos acumulados, menores que 15 mm.

 

 

LEIA MAIS 

“Assustador”, diz Padilha sobre decisão de Tarcísio de vetar ampliação da vacinação contra o HPV

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress