8 de maio de 2024
- Publicidade -
Além da Corrida

Veja como potencializar o seu treino

Descanso, alimentação e sono são importantes para a qualidade do treino; confira dicas para melhorar seu desempenho na corrida

Na corrida, é muito comum que atletas amadores façam boas sequências de treinos durante a semana, mas há os que preferem realizar apenas o famoso “longão” uma única vez, quase sempre no final de semana. O importante em cada treino é ter o melhor rendimento em cada corrida e por isso, nós do On Run, daremos dicas de como potencializar os treinos. 

Toda vez que é realizado uma atividade física, o nosso corpo gera adaptações especificas. No caso do treino aeróbico e no “longão”, nosso corpo mantém a fonte energética aeróbia ligada e com isso utilizamos com mais predominância a gordura como fonte de energia, assim, sensibilizamos por mais tempo alguns hormônios e neurotransmissores que dão uma sensação de bem-estar única ao nosso corpo, gerando a sensação de felicidade e alegria. 

Quando o treino acaba, é o momento em que o corpo realiza a síntese proteíca, e é neste momento que o nosso corpo fica cada vez mais forte, gerando adaptações necessárias para ficarmos cada vez melhores. 

Confira dicas importantes para potencializar o seu treino: 

Descanso: O fato de você não estar correndo, não significa que está descansando como deveria. O descanso que referimos aqui passa também por outras atividades que devem ser entendidas como descanso, nosso corpo precisa de um momento para se regenerar. O repouso fortalece o sistema imunitário e pode acrescentar anos à sua vida. 

Alimentação: Alguns alimentos tiram a energia do corpo, imagine que você tenha acabado de fazer um ótimo treino, está na reta final para a sua prova, e começa a se alimentar de forma indevida, com alimentos que tiram energia do corpo. Nesses casos, os radicais livres no corpo (átomos ou moléculas que contém um número impar de eletróns na sua ultima camada eletrônica e, devido a este não emparelhamento, são muito instáveis e têm alto poder reativo) crescem rapidamente, dificultando as ações das células e de algumas proteínas que podem ter a sua função diminuída, complicando, assim, a síntese proteica determinante para a melhora do atleta.  

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 
Vovó de 96 anos movida por abóbora, jiló e angu usa corrida de rua para driblar depressão
 

Confira a importância de variar os estímulos de treino para evoluir na corrida de rua

Sono: Atleta que não dorme está pronto para perder rendimento, isso porque alguns hormônios são sensibilizados apenas durante o sono, nesse momento, a reconstrução muscular fica completa. 

- Publicidade -

Ficar acordado gasta muita energia: A energia proveniente dos alimentos, em sua grande maioria, é para manter os órgãos vitais em funcionamento. Logo a recuperação de algum micro lesões, ficam mais potencializadas quando estamos dormindo, nesse período, os órgãos vitais diminuem significativamente o seu funcionamento, e nesta hora, as proteínas fazem a síntese proteica proveniente. 

Redes sociais com moderação: Talvez essa seja o maior desafio a ser enfrentado nos tempos modernos, mas o uso excessivo das redes sociais, pode interferir no descanso, principalmente em noites mal dormidas.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress