9 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run

Confira os diferentes termos do universo da corrida

Ronaldo Dias explica o significado de termos como pirata, pipoca e urso montado nas costas

Quem costuma correr e participar de eventos de corrida regularmente têm um linguajar próprio, com termos que são bem entendidos pelos corredores, mas nem tanto para quem está afastado desse universo. Você sabe o que significa “pirata”, “pipoca” ou “o urso montou nas costas”? A gente explica esses e outros termos para você. Confira: 

PIRATA OU PIPOCA
Você treinou, escolheu aquele evento top para participar, fez a sua inscrição e, quando chegou o grande dia, estava muito calor. Mas, como o evento é bem organizado, uma coisa é certa: água não vai e não pode faltar! 

É na hora da sede que o “pirata” ou “pipoca” pode estragar sua festa, já que a vontade de beber água vem para todos, sejam inscritos ou não inscritos. Neste caso, a bebida pode faltar para quem realmente está na prova para correr. Ou seja, “pirata” ou “pipoca” é o participante que não se inscreveu na competição, mas participa mesmo assim ao se aproveitar da estrutura destinada aos atletas. 

 

QUEBRAR, TRAVAR OU O URSO MONTOU NAS COSTAS
Você está treinando muito bem e, à medida que seu evento se aproxima, vai ficando ainda mais nervoso e acaba intensificando seus treinos, principalmente na reta final. Então, chega o grande dia, o momento da sua corrida tão desejada e esperada. 

Porém, você decide sair mais forte do que está treinado, pois quer definir a prova nos primeiros 100 metros, ritmo que o colocaria entre os primeiros. Mas, na realidade, acaba conseguindo se manter apenas até os três quilômetros iniciais da prova. Além disso, logo, começa a separação de quem realmente corre para aqueles que apenas saem correndo.  

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

Paulo André é criticado após falar sobre o que abdicou para participar do Pan 

Pan: 12 atletas “batem” recorde mundial após organização errar medida de prova

Você começa a correr 20, 30, 40 segundos por quilômetro na fase final e, de repente, precisa diminuir o ritmo e caminhar. Isso porque o motor superaqueceu e precisa ser refrigerado, ou seja, você errou feio no ritmo e pagou um preço alto por correr mais rápido do que treinou. 

- Publicidade -

A situação descrita acima é o que os corredores chamam de “quebrar”, “travar” ou “urso montado nas costas”. Isso significa que você errou a estratégia da prova, o que, na maioria das vezes, acontece quando o corredor começa a prova em ritmo acelerado. Mas, por causa do cansaço, é forçado a caminhar ou até mesmo a desistir da prova.

Agora que você entendeu bem a importância de correr devidamente inscrito e de ficar com os treinos em dia para sua próxima corrida, vamos falar no próximo texto sobre o que é um treino, leve, forte, suave, à vontade e os famosos pacers e coelhos. 

 

LEIA MAIS 

Lei pode impedir Bolsonaro de ter cidadania na Itália

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress