19 de maio de 2024
- Publicidade -
Corrida Integração

10 pontos para fazer a coisa certa nas provas de rua

Entenda a importância de participar de corridas devidamente inscrito e confira dicas e procedimentos para aproveitar ao máximo essa experiência esportiva

Atletas na Corrida Integração
Atletas na Corrida Integração

Há um passado não muito distante, as corridas de rua eram gratuitas. Ninguém pagava nada, mas também não encontrava as condições ideais para a prática esportiva. A estrutura disponível nos eventos da atualidade vai além de percurso, segurança, banheiros, postos de hidratação, entre outros. Já parou para pensar em cronometragem?

Na época das provas grátis, realizadas em sua grande maioria por prefeituras, era preciso paciência. Em alguns casos, os atletas corriam pela manhã e voltavam à noite para saber sua classificação e receber a premiação. Isso porque a apuração era manual e demorava muito tempo até ser computada. Era feita no espeto, que recebia senhas de cartolina, ou mesmo com barbantes coloridos deixados durante o percurso, para saber se o atleta havia passado por um determinado ponto sem cortar caminho.

ATUAL

De lá pra cá a corrida se modernizou e a tecnologia reduziu para minutos o que antes demorava horas. Tudo isso, claro, tem um custo. Por incrível que pareça, ainda é comum encontrar praticantes que se recusam a pagar inscrição. Entre as justificativas estão os valores, que não consideram justos, e o saudosismo dos tempos das provas grátis.

São os chamados Pipocas ou Piratas são aquelas pessoas que correm a prova sem pagar inscrição. Em muitos casos, usam toda a estrutura que a inscrição paga pela maioria dos participantes pagou. Falta de dinheiro não é justificativa para esse tipo de atitude. Hoje, há corridas para todos os gostos e bolsos, com valores entre R$ 60 a R$ 300. Importante é cada um fazer a sua parte.

Para você, que segue as regras, on run apresenta 10 pontos fundamentais para correr com segurança, respeito, estrutura e devidamente inscrito.

1 SEJA ÉTICO. FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PROVA

- Publicidade -

A primeira razão para pagar inscrição é a questão ética, de convivência em sociedade. Afinal, você não vai ao teatro, cinema, ao estádio assistir a uma peça, filme ou jogo de futebol sem pagar o ingresso ou ser convidado por algum patrocinador. Na corrida não deve ser diferente.

2 LEIA O REGULAMENTO

Após semanas ou meses de treino, você se sente confiante e decide que vai se inscrever em uma corrida. A primeira coisa a fazer é ler o regulamento. Ele é o manual da prova e traz todas as informações sobre o evento: responsabilidades e deveres dos praticantes e organizadores, percurso, valor da inscrição, kit, premiação geral e por categoria, entre outras.

Também é a segurança jurídica do atleta. Com o regulamento, você saberá exatamente o que deve ser providenciado pela organização e, se algo estiver em desacordo, poderá solicitar a correção ou até pedir seu dinheiro de volta.

- Publicidade -

3 ESTEJA SAUDÁVEL PARA CORRER

Além do regulamento, alguns eventos irão solicitar que você dê um “sim” ou “de acordo” para a sua autoavaliação relacionada à condição de saúde. Por isso, é fundamental manter em dia a checagem do seu estado físico. Lembre-se, antes de tudo, o corredor amador deve cuidar da qualidade de vida.
Em seguida, você estará na página de inscrição e poderá escolher o tamanho da sua camiseta e o percurso a ser realizado. Normalmente, há mais de uma opção em relação às distâncias, em geral são 5km e 10km.

4 ATENÇÃO À DATA E LOCAIS PARA RETIRADA DOS KITS

Esse item normalmente consta no regulamento, mas a definição do local e data para retirada do kit do atleta costuma ser informada poucos dias antes da prova, em geral, uma semana antes.

Essa informação é importante para você se programar, uma vez que não costuma ocorrer a retirada no dia do evento. E o número de peito e o chip de cronometragem, itens obrigatórios para sua participação, estão incluídos no kit.

5 SEGURANÇA EM CASO DE ACIDENTE

Ao fazer a inscrição, você preenche um questionário e informa seus dados pessoais, em especial, se apresenta alguma patologia ou agravo na saúde. E isso é importante. Caso sofra algum acidente durante o percurso, o acesso a seus dados facilitará o atendimento médico. Afinal, em uma urgência, o tempo deve ser utilizado de forma assertiva.
Na ficha também consta o endereço do atleta e o nome de um responsável para que a organização possa informar sobre um eventual incidente a fim de agilizar a assistência ao mesmo tempo em que tranquiliza os familiares.

6 PELOTÃO PREMIUM AJUDA NA PERFORMANCE

A origem do pelotão Premium vem dos pelotões de Elite, muito comum em corridas internacionais, em especial na São Silvestre. A prova mais tradicional do Brasil tem uma faixa de largada destinada aos atletas que correrão rumo ao pódio. Também atende atletas com performance acima da média, destaques em seus estados ou passam por alguma seletiva para ganhar o direito de se posicionar mais à frente.

Hoje, as principais corridas têm destinado esses pelotões a amadores que querem largar mais bem posicionados a fim de performar. Afinal, sair no meio da galera certamente dificulta atingir o ritmo ideal.

Embora algumas corridas organizem os pelotões de acordo com os paces, esse procedimento ainda tem funcionado de forma tímida no Brasil. Com isso, muitos corredores enfrentam problemas de ritmo na largada, seja porque estão próximos a atletas mais velozes ou mais lentos. Desta forma, participar do pelotão Premium é uma boa pedida para conseguir correr mais solto.

7 NÃO SEJA PIPOCA OU PIRATA NA CORRIDA

Esses termos são utilizados porque alguns praticantes acham que a rua é pública e, por esse motivo, podem correr sem se inscrever. Estão errados. No dia da prova, a organização paga ou tem autorização do poder público para utilizar a via, além de montar toda uma infraestrutura, com água, staff, ambulâncias, banheiros, arbitragem, suporte com frutas, medalhas e segurança.

Quem não paga inscrição e usa todo esse suporte, adota conduta indevida e irresponsável. Não por acaso, ganham o apelido de pipocas, em alusão às pessoas que seguem os trios elétricos sem os abadás no Carnaval; e aos piratas, que saqueavam as embarcações e levavam todos os objetos de valor, até a alimentação da tripulação.

8 AINDA DÁ PARA CORRER DE GRAÇA. E DENTRO DAS REGRAS

Ainda é possível encontrar eventos patrocinados por empresas por meio das leis de incentivo. Nesse caso, todo mundo corre de graça. Na verdade, o corredor não paga, mas isso não isenta a organização dos custos. Tudo tem um preço, seja direto, pago pelo corredor, ou indireto, custeado por leis de incentivo ao esporte.

9 FIQUE ATENTO A CORRIDAS MUITO BARATAS

Não é à toa que o ditado “barato que sai caro”, muito comum na fala dos mais idosos, ainda faz todo sentido. Para evitar surpresas desagradáveis, é importante saber que o custo para promover uma corrida é alto. Fazer com alta qualidade eleva ainda mais o investimento.

Quando a organização de um evento encara a corrida única e exclusivamente como um negócio e economiza em estrutura e segurança, submete os atletas a riscos e momentos desagradáveis, desde a falta de suporte básico, como água durante o percurso, até o cancelamento do evento sem aviso prévio.

10 COMO ESCOLHER UM BOM EVENTO DE CORRIDA

Em pesquisas de sites especializados em corrida e pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), corredores apontam que a forma mais segura para escolher qual prova disputar é conhecer quem é o organizador. Felizmente, hoje, isso é bem simples. A Internet está aí para isso. Vale pesquisar pelo histórico de eventos realizados pela empresa, checar posts e comentários em redes sociais.

Existe ainda uma pesquisa mais “jurídica”. Com o CNPJ do organizador, é possível fazer uma consulta rápida na Internet para saber qual é a expertise da empresa. Busque pela sigla CNAES, que aponta as funções e serviços pelos quais a empresa está habilitada. Existe um CNAE específico para realizar eventos esportivos.

BOM PARA TODO MUNDO

O corredor paga inscrição e, como cliente, quer, e deve, ser bem atendido. Os bons organizadores sabem que os atletas costumam ser fiéis e ajudam muito na divulgação do evento. O famoso “boca a boca”, nesses casos é ainda mais eficiente, porque o atleta/consumidor percorreu vários quilômetros e vivenciou cada minuto do evento.

CORRIDA INTEGRAÇÃO

A Corrida Integração é exemplar em termos de organização e está de volta em 2022, após a interrupção devido à pandemia. Em Ribeirão Preto, a 6ª edição da prova acontecerá em 26 de junho. Já em Campinas, no dia 25 de setembro, será disputada a 37ª edição da prova mais tradicional do interior paulista.

As inscrições para a prova de Ribeirão podem ser feitas até 10 de junho pelo site corridaintegracao.com.br. A edição 2022 terá duas opções de percurso: corrida e caminhada 5K e corrida 10K, ambos passando pelos bairros Jardim Olhos d’Água e Jardim Botânico.

Para a 37ª Corrida Integração Campinas, as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de setembro, também pelo site oficial do evento (corridaintegracao.com.br). A edição terá duas opções de percurso, ambas passando pela Praça Arautos da Paz e Av. Dr. Heitor Penteado.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress