O médico Drauzio Varella visitou as manchetes esportivas depois de completar, aos 79 anos, a Maratona de Londres. A façanha rendeu uma medalha especial ao brasileiro, a Six Star Medal, conferida aos corredores que completaram as seis majors, as maiores provas do mundo nos 42,195 km: Berlim, Tóquio, Nova York, Boston, Chicago e Londres.
A Maratona de Londres 2022 era a única que faltava no currículo de Drauzio, que completou em 5h44min42. E o feito mereceu um registro no Instagram da World Marathon Majors, que destacou o fato de o brasileiro ter sido o mais velho da disputa a receber a honraria da medalha especial.
“E por que tantos de vocês pediram, o atleta mais velho a conquistar sua Six Star Medal neste fim de semana foi Antonio Drauzio Varella, que cruzou a linha de chegada em respeitáveis 5h44min42s, na idade de 79 anos, 5 meses e 1 dia. Parabéns @sitedrauziovarella “, registrou o texto da postagem.
LEIA MAIS:
Conheça o treino do recordista mundial da maratona
Um fato curioso é que Drauzio completou sua primeira maratona aos 50 anos de idade. E carrega a pergunta: Existe idade para começar a praticas esporte com regularidade e atingir objetivos?
IDADE NÃO É LIMITE
Ronaldo Dias, consultor técnico de ON RUN, explica que, na corrida de rua, a idade não deve ser um fator limitador, desde que parâmetros de segurança sejam seguidos. “Se você fez os exames médicos e não tem nenhuma patologia, então, está apto a praticar a corrida de rua. De maneira geral, a corrida pode e deve ser praticada. A única orientação, além das questões de saúde, está nas distâncias a serem percorridas pelos jovens. O objetivo é prevenir uma especialização e abandono precoce.”
Para quem sonha com os 42km, a indicação é a seguinte: “No caso da maratona, a recomendação é que apenas atletas com mais de 20 anos possam participar. Especialistas apontam que o atleta melhore bem as suas marcas nas distâncias inferiores, migrando para a maratona após os 25 anos. Não é uma regra, mas é o que mais acontece se pensarmos em uma maior longevidade do maratonista.”
CUIDADOS COM OS JOVENS
Na outra ponta, é preciso pensar na iniciação esportiva. Dias informa que a idade para iniciar nas corridas de rua ou nas pistas é entre 11 e 12 anos, percorrendo uma distância de 600 metros. Dos 13 aos 14 anos, a distância passa para 1.000 metros. Dos 15 aos 17 anos, a distância recomendada é de 3.000 metros e, entre 18 e 19 anos sobe par 10.000 metros, sendo que nessa categoria é recomendado que as meninas percorram a distância de 5.000 metros.
“É expressamente proibida a realização de competições oficiais de atletismo para corredores com 10 anos de idade ou menos. Para esta faixa etária recomenda-se a realização de festivais de atletismo, sem caráter competitivo e somente de participação”, complementa o consultor de ON RUN.