Conhecida por identificar localidades, religiões, povos e etnias, a bandeira tem a função de unir as pessoas em torno de um símbolo e marcar territórios. Ela representa orgulho e pertencimento. Afinal, quando estamos longe de nossa pátria e avistamos nossa bandeira, sentimos uma profunda conexão com nossa origem, não é mesmo?
No pódio, quando um atleta canta o hino de seu país e vê a bandeira sendo hasteada, isso simboliza a nação inteira, abrangendo todos os cidadãos, independentemente de credo ou classe social, e proporciona um sentimento de inclusão e representação.
LEIA TAMBÉM
O que é a medalha Pierre de Coubertin?
Entenda o significado da medalha olímpica
A bandeira olímpica tem sua origem no Barão Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos modernos. Seu sonho era reviver os Jogos após mais de mil anos, promovendo a união entre os povos. Para simbolizar essa ideia, Coubertin desenhou a primeira bandeira olímpica à mão, durante uma edição dos Jogos que contava com atletas de todos os continentes.
Ele escolheu um fundo branco e cinco anéis coloridos para representar a paz e a integração global. Por sua vez, as cores dos anéis (azul, verde, preto, vermelho e amarelo) representam os cinco continentes: Europa, Oceania, África, Américas e Ásia, respectivamente.
LEIA MAIS