23 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

Descubra quem foi São Jorge

Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril e esse é um dos santos mais venerados no Brasil; confira quem foi ele

São Jorge é um dos santos mais conhecidos no Brasil
São Jorge é um dos santos mais conhecidos no Brasil (Foto: Reprodução/ Pexels)

Em 23 de abril, comemora-se o dia de São Jorge. Esse é um dos santos da igreja católica mais venerados no Brasil. As cores tradicionais são vermelho e branco e o Rio de Janeiro é referência na celebração. Além do catolicismo, São Jorge é também cultuado na umbanda e candomblé.

Confira detalhes do santo abaixo:

Quem foi São Jorge na bíblia?

São Jorge costuma ser representado como um homem que porta lança e monta um cavalo branco. Segundo a crença popular, ele teria sido um soldado que morreu por ser cristão. Por isso, costuma ser atribuído como “padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros”, segundo o Vaticano.

LEIA TAMBÉM
Que horas acontece a Lua Cheia Rosa? Fenômeno aparece hoje
Alexandre de Moraes dá data limite para X se manifestar

Ele teria nascido, em Capadócia, por volta de 280 d.C. e participou do império romano, morrendo decapitado em 303 d.C., em 23 de abril. Na ocasião, ele teria se negado a matar outros cristãos.

Esse santo também é conhecido por ter combatido um dragão. Sobretudo, não há registros que confirmem ou não a existência dele. 

Oração a São Jorge

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.

Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (neste momento é citado o pedido).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. São Jorge, rogai por nós. Amém.

LEIA MAIS
Gracyanne Barbosa diz que vai se pronunciar sobre suposto caso

Compartilhe:
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress