A terça-feira (23) será marcada pela presença de uma “Lua Cheia Rosa”, que ficará visível em todo o país. Apesar do nome do fenômeno, o satélite não sofrerá nenhuma mudança de cor. Na verdade, os povos nativos dos Estados Unidos batizaram o fenômeno desta forma porque as flores desabrocham nesta época do ano, quando já é primavera no Hemisfério Norte. Confira a seguir que horas acontece a “Lua Cheia Rosa” hoje:
Que horas acontece a “Lua Cheia Rosa”?
A “Lua Cheia Rosa” ficará visível a partir das 17h32, no horário de Brasília.
Como observar a “Lua Cheia Rosa”?
Não será necessário nenhum equipamento especial para observar a “Lua Cheia Rosa”. Tudo o que os observadores devem fazer é olhar para o céu quando o fenômeno aparecer no horizonte, no final da tarde.
LEIA TAMBÉM
Qual é o continente que aquece mais rápido no mundo?
Festival de Cannes exibirá documentário sobre Lula
Qual a diferença entre superlua e lua cheia?
A superlua acontece quando uma lua cheia acontece próxima ao perigeu, ou seja, quando o satélite está mais perto da Terra. Com isso, é possível observar uma lua cheia que é, aproximadamente, 14% maior e 30% mais brilhante que o comum. Desta forma, nem toda lua cheia pode ser considerada uma superlua.
Quando acontece a próxima superlua?
Segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), será possível observar a próxima superlua entre os dias 17 e 18 de setembro. O fenômeno também deve voltar a acontecer no dia 17 de outubro.
LEIA MAIS