1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

O que acontece em cada dia da Semana Santa?

Semana Santa é importante para fieis católicos; eventos rememoram perseguição, flagelo, condenação e crucificação de Jesus Cristo

Jesus Crucificado (Foto: Reprodução Canção Nova)

As comemorações da Semana Santa começaram neste último domingo (24), com a celebração do Domingo de Ramos. A data marca a chegada de Jesus à Roma e o reconhecimento dele como Rei dos Judeus. Ao entrar na cidade, ele é recebido por uma multidão segurando ramos.

O que acontece em cada dia da Semana Santa?

  • Segunda-Feira: Jesus é ungido por sua mãe, Maria. O gesto será replicado por ele na quinta-feira, quando lavará os pés de seus discípulos.
  • Terça-Feira: neste dia, Jesus passa a ser perseguido pelos soldados de Pôncio Pilatos, Imperador de Roma. Nesse dia ele anuncia a sua partida e revela a traição de Judas e a negação de Pedro.
  • Quarta-Feira: marca o fim da quaresma para os católicos, nesse dia é celebrado a “Procissão do Encontro”, hábito dos católicos em que os homens carregam a imagem de Jesus “Nosso Senhor dos Passos” ao encontro de Maria “Nossa Senhora das Dores”.
  • Quinta-Feira: data da última ceia, conhecida como missa de Lava-Pés. Nessa ceia, Jesus faz a introdução Eucarística: “Eis o meu corpo que será entregue por ti, eis o meu sangue, que será derramado por muitos para a remissão dos pecados, fazei isso em memoria de mim”. O gesto é repetido em toda Santa Missa. Nessa celebração, os fieis lavam os pés uns dos outros, seguindo o exemplo de Jesus, que nessa ocasião lavou um a um os pés dos apóstolos.
  • Sexta-Feira: é a data da morte de Jesus Cristo após ser torturado, chibatado, e crucificado. Ele morre diante de sua mãe Maria e João. Nesse dia, os católicos fazem a missa do silêncio, onde lamentam a morte de Cristo.
  • Sábado de Aleluia: os católicos ficam vigilantes à espera da ressureição de Cristo. Neste dia, Jesus desce a mansão dos mortos antes de ressuscitar no domingo.
  • Domingo de Páscoa: a celebração mais importante da Igreja Católica, Jesus ressuscita e sobe aos céus prometendo voltar. É o símbolo de renovação de fé para os fiéis.

LEIA MAIS

Por que a Páscoa não tem uma data fixa?

- Publicidade -
plugins premium WordPress