Um levantamento realizado pela GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra Difamação) mostrou que, entre 2021 e 2022, apenas 11,9% dos personagens das séries dos principais canais de televisão americanos eram LGBTs. Dessa porcentagem, nem sempre todos são assumidos abertamente durante a exibição dos programas, mas não deixam de ter sua relevância para aqueles que se identificam com alguma das letras da sigla da comunidade.
Por isso, separamos 5 personagens que são LGBTQIAPN+ e você talvez não saiba:
Bob Esponja
A esponja do mar mais famosa da televisão sempre teve sua sexualidade especulada pelos fãs do desenho, especialmente por conta de sua relação com Patrick Estrela. Inclusive, há um episódio em que os dois adotam uma conchinha bebê e formam uma família.
Apesar desse assunto nunca ter sido abordado na série, o criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg, chegou a dizer em uma entrevista que sempre considerou o personagem assexuado. Mas, em 2020, a Nickelodeon, estúdio responsável pelo desenho, fez uma publicação para celebrar o orgulho LGBTQIAPN+, colocando o Bob como um dos ícones da comunidade.
LEIA TAMBÉM
Dia do Orgulho LGBTQIA+: veja 10 filmes para celebrar a data
O que significa a sigla LGBTQIAPN+?
Velma (Scooby-Doo)
A animação “Trick or Treat Scooby-Doo!”, lançada em 2022, tirou de vez a dúvida de muitos fãs das aventuras do grupo. Em um trecho do filme, a jovem Velma fica encantada ao encontrar a figurinista Coco Diablo, assumindo que a personagem é lésbica.
O roteirista do clássico live-action de Scooby-Doo, James Gunn, já tinha confirmado anteriormente que Velma faz parte da comunidade LGBTQIAPN+. Segundo o cineasta, a personagem era abertamente gay em seu roteiro inicial do filme, mas essa versão foi diluída pelo estúdio.
LeFou (A Bela e a Fera)
Na época de seu lançamento, o live-action de “A Bela e a Fera” foi divulgado com o anúncio de que teria a primeira cena exclusivamente gay da Disney em um filme. Isso fez com que um cinema dos Estados Unidos proibisse a exibição do filme.
Apesar de na animação de 1991 o personagem LeFou ser apenas um bajulador do seu chefe Gaston, na versão de 2017 ele aparece confuso em relação à própria sexualidade. Além disso, algumas cenas insinuam que ele é apaixonado pelo vilão da história, mesmo que de forma discreta.
Alex Russo (Os Feiticeiros de Waverly Place)
Uma das queridinhas do Disney Channel, a jovem Alex Russo foi recentemente assumida como bissexual. Apesar dela ter tido apenas pares românticos masculinos ao longo da série, o showrunner Peter Murrieta disse em entrevista ao podcast “Wizards of Waverly Pod” que queria ter “brincado mais com o relacionamento entre Stevie e Alex”.
Stevie Nichols era uma feiticeira de comportamento rebelde, que logo se identificou com a protagonista. Porém, na época, o Disney Channel não autorizou que o relacionamento das duas fosse mais do que uma amizade.
Gwen Stacy (Homem-Aranha: Através do Aranhaverso)
Apesar de ainda não haver uma confirmação oficial, Gwen Stacy pode ser mais uma personagem que faz parte da comunidade LGBTQIAPN+. As especulações começaram após o lançamento de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, em que fãs apontaram a possibilidade da Mulher-Aranha ser uma mulher trans.
Os principais indícios encontrados são o fato das cores da bandeira trans (azul, rosa e branco) aparecerem com frequência ao longo da narrativa, especialmente na dimensão de Gwen. Inclusive, há a presença de um banner com essa coloração e a frase “Proteja crianças trans” em destaque no quarto da jovem. Além disso, a narrativa da personagem envolve principalmente a sua luta pela aceitação do pai e a dificuldade de esconder sua verdadeira identidade, o que pode indicar uma jornada de autodescoberta.
LEIA MAIS
Julgamento do Bolsonaro: relator vota pela inelegibilidade de ex-presidente