O Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, foi uma criação de João Agripino da Costa Doria Neto, pai do ex-governador de São Paulo, João Agripino da Costa Doria Junior, que era empresário e publicitário. Em 1948, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar as vendas no mês de junho, um período, até então, fraco para o comércio paulista.
A inspiração de Doria para o Dia dos Namorados foi o Dia das Mães, comemorado em 14 de maio, e tinha como princípio fortalecer a troca de presentes. A escolha da data também não foi ao acaso. O dia 12 foi definido por ser a véspera da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
LEIA TAMBÉM
Dia dos Namorados: Relembre 5 casais que marcaram a história
Titanic: descubra qual é a cena perturbadora cortada do filme
Na época, João Doria elaborou o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!” e foi considerada como a melhor peça publicitária do ano, pela APP (Associação Paulista de Propaganda).
Atualmente, de acordo com um artigo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Dia dos Namorados é considerado como uma das oito melhores datas para o varejo brasileiro, junto com:
-Natal;
-Black Friday;
-Halloween;
-Dia das Crianças;
-Dia dos Pais;
-Dia das Mães;
-Páscoa.
LEIA MAIS