A atriz Regina Duarte voltou a ser advertida pelo Instagram, após publicar uma fake news sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Além de ter sido marcado como informação falsa, o conteúdo compartilhado pela artista não pode mais ser reproduzido antes da leitura da notificação.
O que Regina Duarte disse sobre o RS?
Em uma publicação compartilhada em seu perfil no Instagram, Regina Duarte afirmou que não entende por que o governo federal “não aceita a ajuda humanitária oferecida aos brasileiros do Rio Grande do Sul”.
No vídeo republicado pela atriz, o deputado português André Ventura, presidente do partido Chega, da extrema-direita de Portugal, afirma que as lideranças brasileiras estão tentando “esconder” a catástrofe no Sul e que não aceitam ajuda e doações vindas do país.
Entretanto, no último sábado (18), chegou ao território brasileiro um avião vindo de Portugal, com donativos e voluntários. Eles pousaram na Base Aérea de Canoas (RS), que vem servindo como centro de operações para a chegada de ajuda.
Além de marcar o vídeo como informação falsa, o Instagram ainda incluiu o link de uma agência de checagem com dados sobre o tema.
LEIA TAMBÉM
Quando estreia “Divertida Mente 2”?
O que aconteceu com Roque, ex-assistente de Silvio Santos?
Essa não é a primeira vez que Regina Duarte é advertida por causa do compartilhamento de fake news. No início do ano passado, o Instagram exibiu um alerta para quem pretendia seguir a atriz, informando que o perfil dela já tinha publicado desinformações em mais de uma ocasião.
Ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte já foi condenada pelo TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) a se retratar sobre uma informação falsa sobre uma herança deixada pela ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva.
LEIA MAIS