15 de julho de 2024
- Publicidade -
Itshow

Como desvendar o DNA da transformação digital: a importância dos processos para uma estratégia de sucesso

As empresas estão cada vez mais empenhadas em encontrar melhores caminhos para operar, simplificar processos e melhorar a experiência dos clientes. Mas, para vencer todos esses desafios, a inovação e, principalmente, a transformação digital são peças-chaves para que a estratégia seja traçada corretamente.  O conceito de transformação digital, que descreve a implementação e a integração […]

transformação digital
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

As empresas estão cada vez mais empenhadas em encontrar melhores caminhos para operar, simplificar processos e melhorar a experiência dos clientes. Mas, para vencer todos esses desafios, a inovação e, principalmente, a transformação digital são peças-chaves para que a estratégia seja traçada corretamente. 

O conceito de transformação digital, que descreve a implementação e a integração de tecnologias digitais no ambiente corporativo, tem como objetivo fazer mudanças na cultura da empresa e gerar mais impacto positivo ao modelo de negócio. Além disso, ele também impacta de forma positiva os colaboradores, clientes e a gestão e o desenvolvimento sustentável da empresa.

Com tantas informações disponíveis, uma pesquisa recente realizada em 42 países por duas empresas líderes de TI, Dell e Intel, parceiros da CIONET Brazil, mostrou que 6% das empresas brasileiras podem ser consideradas líderes digitais. O estudo ainda apontou que a maior parte delas, 70%, já contam com um planejamento e investimentos para digitalizar os negócios, sendo que 37% contam com um plano digital maduro e investimentos em inovação, por fim, 33% investem de forma gradual e com cautela. 

Aliada diretamente à área de TI, a área de RH tem a oportunidade de revolucionar toda a experiência dos colaboradores e implementar sistemas na nuvem e desenvolver operações em tempo real. Com todas essas ferramentas digitais à disposição, é possível ter acesso a muitos dados para realizar análises cuidadosas e propor ideias inovadoras e soluções aplicáveis. 

O avanço da IA e da transformação digital nas empresas 

A aparição constante nas ferramentas de comunicação, gerenciamento e inteligência artificial, entre muitas outras, faz novos exemplos de transformação digital surgirem diariamente. O importante é se reinventar utilizando a tecnologia para dar saltos competitivos e se posicionar enquanto referência nos mercados que atuam. 

transformação digital
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

No atual processo de transformação digital, não basta aplicar estratégias digitais pontuais. É preciso que as empresas adotem mudanças em todas as áreas, passando a adquirir um perfil digital. Dentro desse contexto, o RH precisa estar pronto e preparado para conduzir essas mudanças nas organizações. Isso porque é uma área que pode combinar elementos fundamentais para essa transição, a saber, inovação tecnológica, conhecimento, estratégias, eficiência, valores humanos e satisfação.

Além das ferramentas tecnológicas, as empresas estão em busca de profissionais que se sentem aptos a pensar fora da caixa e compartilhar informações de forma transparente. Eles querem uma experiência digital integrada no trabalho, projetada em torno de equipes, produtividade e desenvolvimento. Sendo assim, seu papel como RH é fazer a união entre pessoas e tecnologia para dar espaço a essa necessidade de melhores experiências. 

Automatização no RH: transformação além do software

Um dos pontos fundamentais da transformação digital é que, apesar de ser considerada como um pilar importante, a tecnologia exige mais do que a utilização de um software. É preciso que as empresas mudem a sua forma de pensar e de agir. 

- Publicidade -

Hoje, sabemos que muitas companhias vêm transformando seus negócios com tecnologias como cloud computing, Big Data Analytics, Internet das Coisas (IoT), entre outras ferramentas. Com base nesses sistemas é possível entender que na área de recursos humanos muitas coisas podem ser aplicadas para entender o comportamento dos colaboradores e tomar algumas ações preventivas mais eficientes. 

Por fim, temos a ciência e o conhecimento cada vez mais profundo e crítico de que a transformação digital no RH e na empresa em geral precisa acontecer de forma consciente e sustentável para que as inovações sejam absorvidas e direcionadas. As mudanças são necessárias em processos, pessoas e nas maneiras de fazer o negócio. 

Por Andrea Rivetti, presidente e fundadora da Arklok | Itshow

Compartilhe:
itshow

author
O seu portal de noticias sobre ti e telecom em parceria com o tudo ep
- Publicidade -
plugins premium WordPress