No último domingo (16), o youtuber e podcaster Sérgio Sacani se envolveu em uma polêmica com a AEB (Agência Espacial Brasileira). Tudo começou quando o órgão publicou uma homenagem a Valentina Tereshkova, a primeira cosmonauta e mulher a ir ao espaço. No post, a agência destacou o pioneirismo da astronauta e a forma como ela abriu caminho para gerações futuras. Porém, diferente de Valentina, na ilustração aparecia uma mulher negra, o que foi criticado por Sacani.
“O Brasil odeia a ciência e, em especial, a ciência espacial!!! E eu posso provar”, o youtuber escreveu em um post no X, antigo Twitter, onde compartilhou a homenagem na AEB.
Por sua vez, a agência espacial emitiu uma nota onde afirma que “o objetivo da imagem não era retratar Valentina Tereshkova, mas sim simbolizar o futuro, já que o programa Artemis pretende levar a primeira pessoa negra à Lua”.
A AEB ainda enfatizou que a homenagem à Tereshkova tinha o objetivo de inspirar novas gerações, além de conectar o passado a ambições futuras. Além disso, o órgão reforçou a importância de reconhecer as contribuições históricas e promover a inclusão e diversidade na ciência espacial.
LEIA TAMBÉM
Quando será o show de Paul McCartney no Brasil?
Quem é a cantora que vive affair com atriz de “Renascer”?
Qual é a formação do Sérgio Sacani?
Sérgio Sacani é graduado em geofísica pela USP. Ele também é mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo e doutor em Geociências pela Unicamp.
LEIA MAIS