No capítulo desta quinta-feira (8), em “Renascer”, Buba (Gabriela Medeiros) surpreendeu José Venâncio (Rodrigo Simas) ao revelar que é uma mulher trans. Por sua vez, a revelação não foi bem aceita pelo rapaz que, com os sentimentos estremecidos, virou as costas para a psicóloga. O segredo da personagem também pegou de surpresa alguns espectadores do folhetim que usaram a internet para questionar se Buba era trans na primeira versão.
Buba era trans na primeira versão da novela?
Diferente do remake de “Renascer”, na obra original de 1993, Buba (Maria Luisa Mendonça) não era uma mulher trans. Na verdade, a personagem era intersexo, ou seja, uma pessoa que nasceu com características físicas ou genéticas masculinas e femininas.
Na primeira versão, a condição física de Buba gerou contradições e questionamentos psicológicos tanto nela quanto nos personagens à sua volta. Isso porque, ainda que a personagem se identificasse como alguém do sexo feminimo, ela tinha questões com seu próprio corpo e órgãos sexuais, uma vez que eles que tinham caracterísicas do sexo masculino.
Vale destacar que, na época, o termo usado para a condição de Buba em “Renascer” era PHF (pseudo-hermafrodita feminino). Porém, a palavra “hermafrodita” caiu em desuso e, hoje, é substituída por “intersexo”.
LEIA TAMBÉM
BBB 24: por que Alane e Fernanda brigaram na Prova do Líder?
Qual era o nome de batismo de Buba?
Ao decorrer da versão original de “Renascer”, também foi revelado que Buba foi batizada como um nome masculinho quando nasceu: Alcides.
Buba fica com José Venâncio na obra original?
Assim como no remake de “Renascer”, Buba também fica com José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) na obra de 1993. Porém, na versão de Benedito Ruy Barbosa, a personagem já era amante de longa data de Venâncio que, por sua vez, também tinha conhecimento do segredo da amada.
LEIA MAIS