Um lar onde vivem crianças é natural apresentar algumas limitações na decoração. Mas isso não deve ser sinônimo de uma casa somente funcional, deixando de lado a estética do local. É necessário encontrar o equilíbrio entre a forma e a função, pautada pela segurança e diversão dos pequenos e no conforto de seus moradores. Nessa matéria trago soluções para decorar, armazenar os brinquedos e ainda manter o estilo da sua casa.
Para começar, pense na distribuição dos móveis, neste momento menos é mais. Um layout que deixe espaço livre para ser explorado é o ideal.
Para mais segurança, o mobiliário deve evitar vidros e quinas, prefira cantos arredondados como mesas redondas ou ovais. E não deixe móveis que facilitem o acesso as janelas.
O universo lúdico é cheio de cor. Visto isso, escolha por cores neutras nas paredes, e selecione aqueles brinquedos que são tão fofos que podem fazer parte da sua decoração. Misture texturas e cores, brinque com escalas e proporções dos objetos.
VEJA TAMBÉM
Veja 10 dicas e soluções práticas de como decorar o seu corredor
Confira revestimento, objeto e cores diversas na décor
Os móveis com nichos ajudam a armazenar os brinquedos com estilo. Nele podemos escolher usar cachepot ou cesto de fibras naturais, como uma gaveta, para guardar os itens.
Os puffes, modelo baú, também são uma ótima opção, pois eles são móveis multiuso, podendo ser aproveitado no futuro para dispor outros objetos, como mantas e cobertas.
As cremalheiras são ótimas opções para um cantinho do brinquedo. Para quem não conhece, são hastes fixadas à parede cheias de encaixes para prateleiras e módulos. Permitem troca na altura das prateleiras conforme a necessidade da criança, mantendo tudo sempre à mão.
Brinquedos espalhados
Certos brinquedos estarão sempre espalhados na sala. Para melhor organização e praticidade busque opções de cestos de tecidos, que combinem com a paleta de cores do seu ambiente. Eles são leves e ideais para guardar os brinquedos após a brincadeira.
Prateleiras ou canaletas para livros na altura dos pequenos
Mantenha ao alcance das crianças os objetos mais usados por elas, essa solução traz autonomia e liberdade para as crianças.
Outra dica é expor as capas dos livros. Grande parte delas possuem ilustrações muito bonitas, aproveite e deixe-as em destaque.
Elementos interativos como lousa, quadro branco, rolo de papel e/ou cavalete de pintura são peças que podem estar no próprio cantinho do brinquedo ou em qualquer lugar da casa.
Varal de desenhos
Exponha as artes dos pequenos, além de ser decorativo é um estímulo para a criança e um reforço à sua autoestima. O varal de desenho pode enfeitar uma parede da cozinha, do escritório, corredor ou até mesmo a porta de um guarda roupa.
Fotos e desenhos à vista traz alegria e convida a família relembrar histórias.
Quando o assunto é iluminação, abajures e luminárias de chão podem ser perigosos, pois a criança pode derrubar ou tropeçar no fio. Prefira arandelas, que são luminárias fixas na parede.
Baús com rodízios, principalmente de silicone para não riscar o piso, conferem mobilidade à brincadeira e à organização.
Setorizar o espaço de brincar na sala também é uma solução para aqueles que buscam organização. Móveis infantis como cadeiras e mesas a altura dos pequenos são convidativos e charmosos, nos faz lembrar de miniaturas.
São inúmeras as possibilidades de móveis com design incrível e materiais resistentes para esse momento em que o lúdico está presente no cotidiano da casa.
A infância é uma das fases mais mágicas da nossa existência. Incentive o brincar e aproveite esses momentos com a sua família. Quanto a casa? O importante é criar um espaço que se transforme e acompanhe os momentos de quem vive nela 😉
@raquelsabbagh.interiores
– Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Tudo EP.
LEIA MAIS
Confira dicas de como valorizar ainda mais a sua imagem