15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Confira as vantagens do jardim vertical dentro de casa

Esse recurso natural favorece o espaço em diversos aspectos, incluindo o efeito na decoração e no bem-estar dos moradores

 

 

 

 Leia também:   

Conforto e segurança, entenda as tendências de decoração para 2023

Conheça as 5 tonalidades de cores para pintar a sua casa

É certo que para uma decoração ser mais atrativa ela precisa conter algumas peças chaves. Uma delas são as plantas no interior de uma residência. 

- Publicidade -

Para ambientes internos este recurso natural favorece o espaço em diversos aspectos, incluindo o efeito na decoração e no bem-estar de seus moradores. Já em lugares abertos, como em fachadas de edifícios, é uma solução para quebrar a monotonia do cinza presente nas grandes cidades. 

Entenda porque são necessárias e vão muito além da estética. 

Reaproveita espaços 

Pelo fato de ser vertical, é possível inserir em ambientes mais compactos, aproveitando o espaço de maneira inteligente. 

- Publicidade -

Ajuda a controlar a temperatura 

Plantas ajudam a reduzir a temperatura dos ambientes e elas funcionam também como filtro e barreira contra o vento. Com isso, reduz a entrada de poeira. Por esses motivos, obter um jardim vertical em seu interior conduz a um clima muito agradável ao local. 

Pode ser aplicado em qualquer espaço 

O jardim vertical pode ser aplicado não necessariamente em paredes, pode ser aplicado em escadas, móveis ou estruturas de madeira ou aço para criar o efeito vertical.  

 

Favorece a umidade do ar 

As plantas ajudam a aumentar a umidade do ar. Com isso, locais fechados ganham ainda mais frescor, já que com o ar mais úmido a temperatura tende a baixar. 

Ajuda no isolamento acústico 

As plantas absorvem parte das ondas sonoras, por isso quanto mais carregado em espécies o seu jardim vertical for mais ele terá a capacidade de diminuir ruídos externos.
Por isso, é bem-vindo criar um jardim vertical em escritórios já que amenizam barulhos, motivos que atrapalham a concentração.

Requer poucos cuidados 

Para criar um jardim vertical é preciso buscar plantas resistentes, com destaque para o uso em ambientes internos. Nesses espaços, sobrevivem as espécies que suportam as condições típicas de lugares fechados ou com bastante luz solar. 

Algumas das plantas adequadas para jardins verticais são: antúrio; jiboia; babosa-de-pau; hera-inglesa; flor-de-maio; samambaia; singônio; e russélia.  

Protege a parede 

É um recurso para preservar a parede externa contra a ação do clima, sol e chuva. Já para as internas, não há necessidade de novas pinturas e acabamentos com frequência. 
Além disso, o jardim vertical é um recurso para esconder algumas imperfeições que possa existir na parede. 

O uso de plantas é uma forma acessível e excelente de criar um elemento natural e fresco no interior. Sejam elas, naturais ou secas. As folhagens e as flores dão cor e vida ao ambiente. 

 

@raquelsabbagh.interiores 

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress