9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Design moderno no décor: confira as particularidades deste estilo

Como criar um ambiente no estilo que preza pela funcionalidade e simplicidade, sem fugir da elegância

  

Em um texto anterior falei um pouco sobre as principais características e curiosidades do estilo clássico na decoração (confira aqui). Hoje vou escrever sobre um estilo que podemos considerar ser contrário ao clássico. No entanto, antes de explicar sobre o estilo moderno propriamente dito, vamos entender como ele surgiu.

O estilo moderno surgiu em meados do século XX, sendo uma das vertentes do modernismo, um movimento intelectual e artístico que contrapôs a cultura e os costumes do século anterior, época predominavam a ornamentação e o excesso de informação.

Frisos, entalhes e itens puramente estéticos, sem nenhuma funcionalidade, foram substituídos pela necessidade de simplificar. De acordo com esse estilo, um objeto deveria ser prático, simples e funcional.  

O termo “moderno” nos faz referenciar a atualidade, o presente. No entanto, assim como os outros estilos de decoração, ele possui personalidade e característica próprias.    

- Publicidade -

Sendo atemporal, por explorar materiais e objetos que transitam no passado, presente e futuro. 

Conceito 

A base deste estilo está na ruptura dos excessos decorativos, o foco é criar ambientes com materiais resistentes e elementos que contenham mais tecnologia e simplicidade em sua forma. 

A seguir vamos às particularidades para criar um local que reflita esse estilo. 

- Publicidade -

O estilo moderno transmite uma atmosfera mais clean, utilizando acessórios menos rebuscados, mas sem perder a elegância. Muito se assemelha ao estilo Minimalista, que sugere organização e funcionalidade.  

LEIA TAMBÉM 
Design Minimalista: Curiosidades sobre esse estilo de decor  

Quando o assunto é a paleta de cores, prefira uma cor de destaque mesclada aos tons neutros, como o cinza, o marrom e o bege. Para dar contraste, opte por cores como o amarelo, o azul e o vermelho.

Para aqueles que preferem ambientes mais neutros, os tons de cinza e até mesmo o preto, oferecem muito aconchego e modernidade. 

Em um ambiente moderno é comum a presença do mobiliário composto por linhas retas e paralelas, além de peças assinadas por designers renomados. Sabemos que, por conta do custo elevado, nem todos podem adquirir uma peça assinada. No entanto, atualmente encontramos releituras que oferecem o efeito desejado.  

 

Para imprimir mais personalidade ao local, use revestimentos com acabamentos diferenciados, como o 3D, por exemplo. Eles são ideias para o ponto focal do ambiente. 

Seguindo essas premissas, certamente deixará o local mais moderno. Mas atenção aos detalhes, é preciso saber equilibrar as peças e estar sempre atento a preferência do usuário.

@raquelsabbagh.interiores

- Publicidade -
plugins premium WordPress