Hoje a pauta será sobre organização. Sou apreciadora e estudiosa deste tema há algum tempo.
Sempre gostei, desde pequena. Minha mãe relembra dos “chiliques” que eu dava quando meu quarto, dividido com duas irmãs, não estava do jeitinho que eu gostava, todo arrumado. Ainda vivo isso, fui escolher um marido bagunceiro para desarrumar além do meu quarto. Será a minha sina amar os bagunceiros? Quem se identifica? Deixe seu comentário. Vou adorar saber mais sobre você e os seus perrengues.
É certo que a décor e a organização devem caminhar juntas. De nada adianta investir em uma decoração com lindas peças, repletas de detalhes e ops! Uma pilha de camisetas fazendo-as de mancebo, tênis e chinelos espalhados por todos os lados. Entre outras inúmeras situações que encontramos em uma casa desorganizada.
Você sabe qual é a diferença entre uma casa arrumada de uma organizada? A primeira, simplesmente não tem nada fora do lugar. Os itens estão guardados, porém não estão organizados em locais estratégicos e setorizados para melhor dinâmica das tarefas.
Separei 10 dicas preciosas do livro “Santa Ajuda” de Micaela Góes e divido com vocês:
1. “Desapegue de tudo que você não precisa. Divida o material a ser organizado em três grupos: o que você vai manter, o que vai para doação e o que é lixo. “
2. “Faça uma lista com objetivos e tarefas. ”
3. “Torne a tarefa de organizar divertida! ”
4. “Comece e termine o que começou. ”
5. “Encontre um lugar certo para cada coisa. ”
6. “Cada objeto deve ficar no cômodo onde é mais utilizado. Se você gasta muito tempo para encontrar alguma coisa é sinal de que está no lugar errado. ”
7. “Comece a organizar pelo que é mais visível. Isso propicia a sensação de organização no ambiente. Só depois vá para os detalhes como o interior de armários e gavetas. ”
8. “Crie o hábito de tirar do lugar e colocar de volta. Isso fica bem mais fácil quando se tem um lugar certo para cada coisa. ”
9. “Não deixe a bagunça acumular. Adquira o hábito de uma fazer uma “organização express” todos os dias. Percorra a casa recolhendo numa cesta tudo o que está pelo caminho e devolva para o seu lugar rapidamente”.
10. “Simplifique sua vida. Compre menos, acumule menos, assim você terá menos coisas para guardar e cuidar. ”
A organização, assim como a decoração tem a função de tornar o espaço mais agradável e consequentemente proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Um espaço organizado, nos traz paz e equilíbrio!
A ordem vai muito além da estética, está ligada a produtividade, facilita o nosso dia a dia e reduz o desperdício. Para que isso aconteça ela precisa estar presente nos principais setores da nossa vida, no lar, no trabalho, nas finanças.
Visto isso, convidei a Vanessa Longo @calcularte, co-fundadora de uma plataforma focada na organização de pequenos negócios criativos para reforçar a importância da ordem no trabalho.
“A organização é fundamental para otimizar a rotina, realizar o planejamento das atividades e manter a mente focada na atividade que está sendo executada. Quando utilizamos ferramentas que auxiliam na organização, tiramos da cabeça as informações que estão soltas e nos sobrecarregando, conseguindo ter mais produtividade no trabalho, além de ter todos esses dados para consulta sempre à mão e organizados.”
Espero que este artigo te inspire a tornar a sua casa e consequentemente sua vida mais organizada.
Um beijo e até breve 😉
@raquelsabbagh.interiores